Patrulheiros da Guarda Civil Municipal de Cícero Dantas, em parceria com agentes de fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), apreenderam na tarde desta terça-feira (25) pássaros silvestres que estavam sendo mantidos em cativeiro, em uma localidade da zona rural.
Durante diligência em estrada vicinal, os guardas avistaram gaiolas com algumas espécies de pássaros silvestres na área externa de uma residência. Ao adentrarem no local, os patrulheiros identificaram uma quantidade ainda maior no interior da casa, e em seguida, realizaram o resgate dos animais, que foram encaminhados para avaliação de suas sanidades para uma posterior soltura.
Ainda no local, foi lavrado um auto de infração em desfavor do senhor que mantinha as aves em cárcere, já que conforme a Lei de Crimes Ambientais (9.605/98) quem apreende animais silvestres, nativos ou em rota migratória sem permissão o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), incorre em prática de crime, cuja pena pode ser de detenção de 6 meses a 1 ano. Além disso, o município de Cícero Dantas, em seu Código Ambiental, estabelece uma multa de R$ 500,00 para crimes contra estes animais.
Redação de Sertão em Pauta, com informações da SEMMA.