O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas comunicou à imprensa nesta segunda-feira (30), que o governo do estado irá abrir 18 centros de triagem em diferentes localidades para o recebimento de pessoas com sintomas gripais, em decorrência da pandemia de Covid-19.
De acordo com Fábio, a abertura dos centros se dará a partir do aproveitamento de estruturas de hospitais e de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que se encontravam fechadas. Alguns centros devem ser inaugurados ainda nessa semana e estarão aptos para receber as pessoas com quadro sintomático suspeito do novo coronavírus.
“Além disso, contratamos 500 leitos a mais de UTI em Salvador, e mais uma outra quantidade em serviços privados e municipais em algumas cidades do interior distribuídos regionalmente”, informou o secretário de Saúde.
O gestor ainda lembrou que a iniciativa visa impedir o colapso do sistema de saúde no estado: “A gente não quer que as pessoas se dirijam aos hospitais e às UPAs gerais. Onde houver centro de triagem, essas pessoas deverão buscá-lo e preservar as equipes médicas e os outros pacientes das demais unidades”.
Redação de Sertão em Pauta.