Em publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta terça-feira (25), o Governo da Bahia determinou que fica homologado o decreto municipal de Canudos, no Nordeste Baiano, que declarou, no dia 17 de junho, situação de emergência para a zona rural do município em função da seca.
Segundo o decreto do governo, os efeitos provenientes da seca estão afetando as atividades econômicas e atingindo a população de Canudos. Os efeitos da decisão retroagirão para o dia 17 de junho e terão validade por 180 dias.
Conforme estatísticas da Sudec (Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia), obtidos pela reportagem do Sertão em Pauta no seu endereço eletrônico, dão conta de que 8.978 habitantes da população estimada de Canudos (que é de 16.752) vêm sendo afetados pela estiagem no município.
Além de Canudos, a cidade de Baia Grande, na Bacia do Jacuípe também teve situação de emergência decretada pela mesma causa. No final de março, o governador Rui Costa (PT) já havia decretado condição de emergência por 180 dias para outras 147 cidades da Bahia, também, em função de efeitos provocados pela seca.