Um decreto publicado na noite deste domingo (21) no Diário Oficial do Estado (DOE) prolongou o horário do toque de recolher estabelecido na Bahia até o próximo dia 28 de fevereiro, por causa do atual cenário crítico de difusão da pandemia em diferentes partes do estado.
A medida mais rígida altera a restrição que proibia a circulação nas ruas das 22h às 5h do dia seguinte e impõe agora um intervalo de tempo maior: das 20h às 5h do dia posterior. A iniciativa foi tomada levando em consideração o aumento na ocupação de leitos UTIs Covid-19 no estado, que chegou à taxa de 80%.
A ordem também insere na situação restritiva as regiões de Irecê e Jacobina, que haviam ficado de fora do primeiro decreto e não inclue apenas os municípios da região oeste. A nova determinação também estabelece que o atendimento presencial, e inclusive, delivery (à exceção de alimentos) em bares, restaurantes, lojas de conveniência e afins que comercializem bebidas alcoólicas só poderá ocorrer até as 18h.
Com o intuito de assegurar o cumprimento do toque de recolher, as forças de segurança da Polícia Militar da Bahia estão fazendo a fiscalização das ruas das cidades do estado, junto às respectivas guardas municipais.
Redação de Sertão em Pauta.