Em uma live transmitida pelas redes sociais nesta terça-feira (16), o governador da Bahia, Rui Costa (PT) anunciou que irá enviar até a próxima sexta-feira (19) um projeto de lei que prevê o pagamento de uma bolsa no valor de R$ 150,00 a estudantes da rede pública estadual, cujas famílias se encontram em vulnerabilidade socioeconômica.
Ao todo, serão contemplados 292.987 alunos que são cadastrados no CadÚnico, em uma iniciativa que visa fortalecer a relação destes com a escola, reduzir o índice de evasão escolar e proporcionar uma espécie de auxílio financeiro no âmbito estadual, em um momento de pandemia e crise econômica.
“É um suporte para famílias de baixa renda em função das dificuldades econômicas, da recessão e do desemprego que aumentaram por conta dos efeitos da pandemia, principalmente para profissionais autônomos e que fazem parte das categorias de renda mais baixas. A única condição exigida é que seus filhos mantenham a atividade escolar, nesse primeiro momento, através de atividades remotas, e, assim que as aulas retornarem em um formato híbrido, mantenham a frequência e desempenho escolar. Serão pagas parcelas mensalmente. Quero pedir o apoio das famílias, porque essa condição deve ser mantida de forma constante para o recebimento do benefício”, afirmou o governador em relação ao programa, que tem previsão de duração por seis meses.
Em relação ao quantitativo total de alunos matriculados, os estudantes beneficiados totalizam cerca de 37% do corpo discente da rede estadual. Para que a bolsa venha a ser paga regularmente pelo Governo do Estado, é preciso uma frequência do jovem a 85% das aulas e participação ativa nas atividades e avaliações escolares, além de encontros com seus pais ou responsáveis.
Redação de Sertão em Pauta, com informações de Tácio Santos do Governo da Bahia.