Realizada desde 2011 em Cícero Dantas, no Nordeste Baiano, a Festa do Carro de Boi, que reúne anualmente dezenas de carreiros locais pelas ruas da cidade, pode entrar para o calendário oficial do município, a partir de 2020.
É que um projeto deve ser apresentado na próxima semana na Câmara de Vereadores para tornar a festividade como evento oficial reconhecido pelo município. Os idealizadores da ideia, inclusive, já entregaram o projeto à Secretaria Municipal de Cultura, que teria feito o intermédio com a casa legislativa, para o colocar sob a análise dos parlamentares.
Um dos organizadores do projeto ao lado de Luiz da Pizzaria, o radialista Jeferson Oliveira falou ao Sertão em Pauta sobre a relevância da festa para a promoção da cultura das populações rurais de Cícero Dantas: “Cícero Dantas é uma cidade totalmente voltada a símbolos e tradições que contribuíram para a sua construção e desenvolvimento. Percebemos o crescimento desta festa em nossa cidade, que em 2019 contou com a participação de do mínimo 120 carreiros; tendo êxito neste propósito (do projeto), temos certeza na evolução desta festa”.
Jeferson também destaca que apesar de a festa possuir grande aceitação no município, a sua organização anualmente não deixa de ser um grande desafio. “As dificudades para a realização deste evento cultural são diversos, principalmente, a busca por recursos para proporcionar o mínimo de conforto e animação aos visitantes, participantes e curiosos, comenta ele.
HISTÓRICO
A primeira edição da Festa do Carro de Boi em Cícero Dantas foi realizada em 27 de março de 2011, a partir da iniciativa dos agricultores locais Luiz da Pizzaria, Marconde e Zé de Tota, que buscavam uma forma de reviver a prática da cultura do carro de boi, relembrando o quão importante foi e ainda é este meio de trasporte.
Desde o seu início, o evento sempre contou com o apoio maciço dos comerciantes e amigos dos agricultores, e com a colaboração da prefeitura municipal. Apesar disso, no ano de 2013, devido às estiagens vividas na região, a comissão organizadora optou por não realizar o evento.
Redação de Sertão em Pauta, com informações de organizadores do evento.