Exposição em escola em Cícero Dantas apresenta conceitos físicos e astronômicos de forma lúdica

Projeto Planetário Itinerante do Observatório Astronômico Antares, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), percorre várias cidades da Bahia
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Nesta terça-feira (16), estudantes da Escola Estadual Professor Luiz Navarro de Brito, situado em Cícero Dantas, no Nordeste Baiano, puderam contemplar a exposição do Planetário Itinerante do Observatório Astronômico Antares, um projeto da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

A iniciativa, desenvolvida no ano de 2007, conta com dois professores da universidade e de um monitor, e percorre escolas em várias partes da Bahia, e tem o objetivo de motivar jovens a se interessarem pelas ciências, a partir da divulgação, de modo lúdico, de conhecimentos científicos.

Os alunos de diversas séries da Navarro de Brito puderam ter acesso a vários instrumentos e equipamentos que retrataram e explicaram fenômenos físicos e astronômicos. Esfera de plasma (que une magnetismo e eletricidade), telescópio, experimento de óptica, maquete ilustrativa do consumo de energia e planetário foram alguns deles.

A maquete ilustrativa do consumo de energia envolve conhecimentos físicos e matemáticos

O planetário, inclusive, foi o que mais chamou atenção dos jovens. Rodrigo, do 1º ano A, gostou da experiência de ver uma simulação do céu e de entender um pouco mais sobre os conceitos da astronomia. “Achei interessante, ver o universo”, comentou. A mesma opinião é compartilhada por Antonio Hugo, também do 1º ano. “Nunca tinha visto antes, foi o que achei mais legal”.

Planetário foi a atração mais buscada pelos jovens

Professor de física da escola, Gilmar Santos, acredita que a exposição é uma experiência que contribui para aumentar o conhecimento dos alunos e despertar novos interesses nos mesmos. “Nós tivemos uma primeira experiência, quando, há cerca de anos atrás, levamos os alunos daqui para a UEFS. Agora, tivemos a ideia de convidá-lo a vir aqui, para atingirmos um número maior de estudantes, e é evidente que o saldo é positivo, pois, para se ter ideia, da turma que realizou a última visita à Feira de Santana, todos já ingressaram a entrar em universidades” comentou Gilmar.

Paulo César, professor de física da UEFS e um dos responsáveis pelo projeto, afirma que o projeto apresenta conhecimentos da ciência astronômica e física. “Isso faz com que o estudante perceba a importância destas ciências na construção do saber, os experimentos que realizamos aqui ilustram o que ele aprende em sala de aula. Portanto, o que fazemos é a divulgação do conhecimento junto a escolas do estado da Bahia”, explicou.

A exposição também recebeu, no período da tarde, estudantes de outras escolas de Cícero Dantas, tanto da rede estadual como da municipal.

Ninguém conseguiu pegar o porquinho

ENQUETE

Qual a sua avaliação do Governo Jerônimo Rodrigues, passados cinco meses do seu início?

  • Decepcionante (77%, 34 Votos)
  • Acima das expectativas (11%, 5 Votos)
  • Dentro do esperado (11%, 5 Votos)

Total de Participantes:: 44

Carregando ... Carregando ...

VÍDEOS