Nesta terça-feira (16), estudantes da Escola Estadual Professor Luiz Navarro de Brito, situado em Cícero Dantas, no Nordeste Baiano, puderam contemplar a exposição do Planetário Itinerante do Observatório Astronômico Antares, um projeto da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
A iniciativa, desenvolvida no ano de 2007, conta com dois professores da universidade e de um monitor, e percorre escolas em várias partes da Bahia, e tem o objetivo de motivar jovens a se interessarem pelas ciências, a partir da divulgação, de modo lúdico, de conhecimentos científicos.
Os alunos de diversas séries da Navarro de Brito puderam ter acesso a vários instrumentos e equipamentos que retrataram e explicaram fenômenos físicos e astronômicos. Esfera de plasma (que une magnetismo e eletricidade), telescópio, experimento de óptica, maquete ilustrativa do consumo de energia e planetário foram alguns deles.
O planetário, inclusive, foi o que mais chamou atenção dos jovens. Rodrigo, do 1º ano A, gostou da experiência de ver uma simulação do céu e de entender um pouco mais sobre os conceitos da astronomia. “Achei interessante, ver o universo”, comentou. A mesma opinião é compartilhada por Antonio Hugo, também do 1º ano. “Nunca tinha visto antes, foi o que achei mais legal”.
Professor de física da escola, Gilmar Santos, acredita que a exposição é uma experiência que contribui para aumentar o conhecimento dos alunos e despertar novos interesses nos mesmos. “Nós tivemos uma primeira experiência, quando, há cerca de anos atrás, levamos os alunos daqui para a UEFS. Agora, tivemos a ideia de convidá-lo a vir aqui, para atingirmos um número maior de estudantes, e é evidente que o saldo é positivo, pois, para se ter ideia, da turma que realizou a última visita à Feira de Santana, todos já ingressaram a entrar em universidades” comentou Gilmar.
Paulo César, professor de física da UEFS e um dos responsáveis pelo projeto, afirma que o projeto apresenta conhecimentos da ciência astronômica e física. “Isso faz com que o estudante perceba a importância destas ciências na construção do saber, os experimentos que realizamos aqui ilustram o que ele aprende em sala de aula. Portanto, o que fazemos é a divulgação do conhecimento junto a escolas do estado da Bahia”, explicou.
A exposição também recebeu, no período da tarde, estudantes de outras escolas de Cícero Dantas, tanto da rede estadual como da municipal.