A sessão desta terça-feira (28) na Câmara Municipal de Cícero Dantas (BA) foi marcada pela apresentação e aprovação unânime de uma homenagem ao ex-prefeito da cidade José de Figueiredo, que veio a falecer na última quinta-feira (23 de Junho), em forma de moção de pesar, de autoria dos vereadores Abelardo Júnior (PP), Gabriel de Nininho e Nenê de Nedito, do PSD.
Zé Figueiredo, como era popularmente conhecido, foi o chefe do executivo municipal entre os anos de 1965 e 1966. Ele também atuou na administração pública na condição de secretário de Finanças da cidade ao longo de 20 anos, em mandatos de diferentes prefeitos entre as décadas de 70 e 90. Na justificativa à matéria, os parlamentares fizeram questão de mencionar que o ex-gestor deixou “um grande legado para toda família e sociedade”.
Em discurso na tribuna, o vereador Nenê de Nedito destacou a conduta ilibada na gestão da coisa pública e um dos feitos do governo de Zé Figueiredo para a cidade: a criação da Orquestra Filarmônica. “Eu desafio em qualquer canto do município, alguém que tenha comentado sobre sua desonestidade, algo que possa ferir o seu caráter. Pois sempre quando alguém exerce o cargo de tesoureiro, se levanta que ‘olha, fulano tá roubado, fulano construiu isso, enriqueceu às custas da prefeitura’, E Zé Figueiredo construiu um legado ilibado em nossa cidade. Uma família que tem orgulho do pai, os meninos e meninas (…) criou sua família com carinho e dedicação.”
Apesar da moção, o vereador Nenê lamentou o fato de a casa legislativa não ter aberto as portas para o velório do ex-prefeito: “Amanhã, se a gente não se preocupar em reconhecer o passado, não construiremos um bom presente, nem um futuro de boas lembranças.”
Presidente da casa legislativa, Abelardo Júnior comentou sobre o episódio, e também destacou a atuação do mesmo na área pública: “Eu até peço desculpas, se houve esse mal entendido e a gente não pôde abrir a casa. Até conversei com uma prima ou sobrinha do mesmo. Iremos nesta quarta encaminhar (moção) para a família. E apesar de não ser de costume, podemos também publicar em nosso diário oficial. Merece todo o reconhecimento, tenho certeza que o prefeito Ricardo vem como vereadores vão homenageá-lo também futuramente com um nome em um a rua ou órgão, não só pelos dois anos à frente da Prefeitura, mas pelos 20 anos dada ao povo de Cícero Dantas. Uma vida.”
Redação de Sertão em Pauta.