Evento em Cícero Dantas discute importância da preservação da Caatinga na Bahia

Secretário municipal revelou que exploração de ecoturismo no município está sendo estudada
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Na manhã desta quinta-feita (21) aconteceu no auditório da Prefeitura de Cícero Dantas, no Nordeste Baiano, a 53º Reunião do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga da Bahia (CERBCAAT) , que discutiu dentre outros assuntos, a conservação de animais silvestres no bioma, as práticas de preservação da sua flora, e a importância da promoção da educação ambiental.

A reunião contou com a presença de importantes autoridades de órgãos ambientais como o Inema (Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hidricos), pelo Ibama (Instituo Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), além de integrantes da Secretaria de Meio Ambiente da Bahia (Sema) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), que organizou o evento em parceria com a CERBCAAT. Além disso, diversos interessados nas temáticas ecológicas estiveram no local, a exemplo de representantes de cooperativas e estudantes.

Em fala à reportagem do Sertão em Pauta, o secretário municipal do Meio Ambiente Manoel Messias, revelou que a vinda do CERBCAAT pode ser importante para a promoção do ecoturismo na região. “Estamos buscando uma forma de explorar o ecoturismo no distrito de São João da Fortaleza, que faz limite com Euclides da Cunha; inclusive, ontem (20) foi feita uma visita técnica a essa área, onde foram elaborados alguns levantamentos”.

Coordenador do CERBCAAT, Carlos Romero, foi perguntado pelo Sertão em Pauta sobre a avaliação que faz da relação das prefeituras da Bahia englobadas no bioma da Caatinga com as causas defendidas pelo comitê. “Somos 288 municípios, representando 62% do território baiano; e no primeiro governo de Jaques Wagner foi lançada a GAC (Gestão Ambiental Compartilhada), à qual, no início, fui um dos questionadores. Passados mais de dez anos desta implantação, ocorreram avanços em alguns municípios, mas também, outros não saíram do lugar, depende da forma com os municípios abraçam a causa.”, respondeu

Carlos Romero concluiu dando um exemplo da boa prática de preservação ambiental na cidade de Santo Estêvão, no centro-norte baiano. “Já tivemos algumas reuniões com o prefeito de lá, e vimos que uma nova avenida que está sendo edificada, tem recebido arborização com árvores nativas da caatinga”.

ENQUETE

Qual a sua avaliação do Governo Jerônimo Rodrigues, passados cinco meses do seu início?

  • Decepcionante (77%, 34 Votos)
  • Acima das expectativas (11%, 5 Votos)
  • Dentro do esperado (11%, 5 Votos)

Total de Participantes:: 44

Carregando ... Carregando ...

VÍDEOS