Estudantes e vereadores se queixam de problemas no transporte escolar; secretário fala ao Sertão em Pauta

Parlamentares trouxeram ao plenário da Câmara de Cícero Dantas, problemas vivenciados por estudantes; secretário se posicionou sobre questões
transporte escolar
Cid Barbosa/SVM - Foto Ilustrativa
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

O tema do transporte escolar tem figurado como um dos mais mencionados nas primeiras sessões da Câmara de Vereadores de Cícero Dantas (BA) em 2020. Se na última semana antes do Carnaval, os parlamentares abordaram um problema no transporte de estudantes universitários à cidade de Paripiranga, na sessão desta semana, novas queixas foram levadas ao plenário.

O vereador Nenê de Nedito (PRB), que foi o primeiro a discursar nesta terça (03), compartilhou com os colegas e o público presente nas galerias sua insatisfação com a condição de ônibus escolares que transportam estudantes do Bairro Cavunza para unidades de ensino na cidade. De acordo com ele, várias das poltronas dos veículos estão sem forro e com a ferragem exposta.

“Me deparei com alguns vindo da região da Cavunza, em que os bancos estão praticamente na ferragem, nem o couro tem mais, estão no ferro puro. As escolas pararam na última semana de novembro e se iniciaram (as aulas) na primeira semana de março e nem tempo de forrar o banco de um carro tiveram? Isso foi uma coisa que me entristeceu; uma coisa que custa o mínimo”, comentou o vereador, que é líder da bancada de oposição.

vereadores falam sobre transporte escolar
Vereador Nenê, na tribuna, falou sobre condições de ônibus escolares – Sertão em Pauta

Quem também trouxe ao plenário uma queixa relativa ao transporte escolar foi o vereador Sinelson. Segundo ele, universitários que precisam se deslocar ao município de Ribeira do Pombal para assistir às aulas de graduação, estão convivendo com o problema da falta de assentos para o todo o contingente de alunos.

“Está perto de oitenta pessoas (no ônibus), o motorista disse que amanhã (04 – quarta) não leva mais de sessenta, então, tem que se providenciar outro carro para levar os vinte. Não é aquela briga de dizer que está debochando da administração, ninguém está preocupado com isso; cada um vota em quem quer, mas cabe ao vereador trazer a mensagem à tribuna, é o pedido do povo”, afirmou Sinelson.

vereadores falam sobre transporte escolar
Vereador Sinelson abordou problema problema em linha para Ribeira do Pombal – Sertão em Pauta

INTERNAUTAS TAMBÉM RECLAMAM

Nos últimos dias, duas internautas procuraram a reportagem de Sertão em Pauta, para também relatar problemas relacionados ao transporte escolar em Cícero Dantas. Ainda na terça-feira, recebemos uma informação, cuja fonte foi preservada, dando conta de que alunos da comunidade do Raso do Santo que têm aulas na Serra Grande, precisam esperar até às 19h30 para ter acesso a um veículo. “A escola fecha os portões e ficam mais de 15 alunos, menores de idade aguardando o transporte que vem da sede. Um absurdo!”, exclamou a denunciante que diz ser tia de um dos estudantes, que estão organizando um abaixo-assinado para reivindicar soluções.

Já na quarta, uma estudante do 2º ano do Colégio Estadual Navarro de Brito, que pediu para não ter seu nome revelado, afirmou que para alunos que estudam em locais distantes de suas residências na sede do município, está sendo disponibilizando apenas transporte para a ida e não para a volta. “Ou eles não tem condições de pagar um moto-táxi ou os pais não tem moto ou carro. Queremos providências”, disse a jovem, por meio de aplicativo de conversas, lembrando que o problema também atinge discentes do CEEP Lourdes Carvalho Neves Batista, em especial, os que residem no Bairro Cavunza.

O QUE DIZ O SECRETÁRIO

A reportagem de Sertão em Pauta entrou em contato com Sandro Santana, secretário municipal de Transportes de Cícero Dantas, que deu esclarecimentos a respeitos das reclamações dos parlamentares e dos internautas. A seguir, você confere a resposta dada para cada uma das questões:

Poltronas sem forro: de acordo com o gestor, a situação já vinha sendo estudada pela Administração e uma licitação que envolve a compra do material para o forro dos bancos, será assinada ainda nesta quinta-feira (05).

Ônibus para Ribeira do Pombal com número muito alto de passageiros: Sandro Santana revelou ao nosso site que teve conhecimento do problema e que já nesta última quarta (04) a questão foi solucionada, com a colocação de um segundo ônibus para fazer o trajeto até o município vizinho.

Falta de transporte entre a Serra Grande e Raso do Santo: o secretário nos disse que não possui conhecimento deste problema, e que vai entrar em contato com o motorista que faz a linha para a região, no intuito de obter maiores informações.

Linha apenas para ida: Sandro afirmou que essa queixa não procede e que os veículos sempre fazem as rotas de ida e volta. Na visão dele, os alunos podem estar perdendo o horário em que os ônibus passam nas escolas por motivos relativos a eles próprios.

O Sertão em Pauta ainda questionou o secretário de Transportes sobre a situação do deslocamento de estudantes universitários para a Faculdade AGES, em Paripiranga. Ele disse que se reuniu com o motorista do ônibus contratado pela prefeitura e decidiu por manter a distribuição definida pela empresa.

Sandro Santana explicou que isso ocorreu porque “os estudantes que se deslocam no ônibus, afirmaram que poderiam fazer um abaixo-assinado e acionar o Ministério Público, se fossem retirados do veículo, pois por três anos pagaram para viajar nele”.

Redação de Sertão em Pauta.

ENQUETE

Qual a sua avaliação do Governo Jerônimo Rodrigues, passados cinco meses do seu início?

  • Decepcionante (77%, 34 Votos)
  • Acima das expectativas (11%, 5 Votos)
  • Dentro do esperado (11%, 5 Votos)

Total de Participantes:: 44

Carregando ... Carregando ...

VÍDEOS