Os estudantes do 3º ano da Escola Estadual Professor Luiz Navarro de Brito, situado em Cícero Dantas, no Nordeste Baiano, estão empreendendo uma louvável iniciativa, de caráter solidário, que tem como objetivo recolher alimentos de gênero não-perecível, roupas, calçados e outros produtos de necessidade básica para comunidades carentes da região.
A ação está sendo organizada de forma coletiva, depois que a turma tomou conhecimento, pela internet, de iniciativas estudantis chamadas de trote solidário que visam coletar alimentos para doação a pessoas em vulnerabilidade social.
A iniciativa foi rapidamente abraçada pela comunidade escolar (professores, diretores, funcionários e demais estudantes) que começou a depositar nas caixas disponibilizadas pelos alunos do 3º ano embalagens uma ampla variedade de produtos e artigos como embalagens de feijão, arroz, macarrão, calças, camisas infantis e para adultos, agasalhos, cobertores e até sandálias.
Uma das coordenadoras da ação é Jessica Souza, 17 anos, que relatou ao Sertão em Pauta o esforço despendido pelos alunos da turma para conseguir colher o máximo de alimentos e utensílios. “Estamos indo de casa em casa, em Cícero Dantas para pedir o apoio da população à nossa causa, que terá várias pessoas beneficiadas. Amanhã mesmo, vamos a dois colégios para aumentar o engajamento na nossa campanha”.
Samile da Silva, 16, que também lidera os trabalhos da turma, conta que é muito agradável a sensação de ajudar pessoas com poucas condições financeiras. “Estou feliz, pois se eu estivesse na situação complicada, que infelizmente muitas pessoas estão, gostaria de ser ajudada. Então fico satisfeita em praticar esse gesto de bondade que pode inclusive, incentivar ações de outras pessoas”.
De acordo com ela, a campanha se concentrará agora na busca por materiais de higiene pessoal.
A coordenadora pedagógica da escola Leandra Brandão considera que ação solidária contribui para o amadurecimentos dos alunos. “É uma atitude positiva, é muito bom ver eles se reunindo e adotando critérios para a realização dos trabalhos; isso acima de tudo demonstra o humanismo deles”.
A campanha solidária dos estudantes deve durar até o início da próxima semana, quando eles decidirão quais comunidades receberão os artigos. Se você se interessou em apoiar a causa, pode comparecer à escola, (localizada na Avenida Antonio Carlos Magalhães, em frente à Clínica Salutar) e fazer a sua doação, que será recolhida pela direção da unidade.