O acesso das camadas menos favorecidas a procedimentos de terapia psicológica no Brasil não é algo muito costumeiro ou fácil de ser obtido. Pelo contrário, os serviços de análise e apoio psicológico sempre foram vistos privilégio das famílias mais ricas e cosmopolitas.
Mas, foi pensando em confrontar esse panorama, que a psicóloga Samira Pires, moradora de Cícero Dantas, no Nordeste Baiano – onde a situação pode ser considerada ainda mais difícil, por conta da escassez de recursos financeiros e de serviços do tipo – decidiu oferecer atendimentos psicoterápicos a pessoas em condição de vulnerabilidade social e com poucas condições financeiras.
Responsável pelo Espaço Conatus, que atende pacientes com necessidades de auxílio psicológico no ‘Espaço Psicopedagógico Maria Betânia’, Samira Pires, que também é mestranda em psicologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) revela que a iniciativa surgiu da própria experiência de vida dela e da necessidade que teve, quando estudante. “Venho de classe social menos favorecida, e não tinha condições para pagar, porque a psicologia é uma profissão elitista e excludente. Quase não temos ambulatório de psicologia oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Algumas cidades oferecem, outras não; Cícero Dantas tem, mas só com um profissional disponível, se não engano”.
E é justamente, o público que não pode pagar o valor convencional, que Samira quer atingir. A iniciativa desenvolvida pela psicóloga é direcionado para estudantes dos ensino médio, universitários e adultos de baixa renda, com o valor das consultas até 70% mais barato.
Para ter acesso às sessões, que duram entre 30 e 50 minutos, os pacientes devem comprovar a condição de baixa renda por meio do NIS (Número de Identificação Social) e da apresentação do Cadastro Único atualizado e de comprovante de renda de até um salário mínimo e meio. O serviço, de caráter social, está disponível para todos aqueles com 15 anos de idade ou mais.
Quanto à questão familiar, também pesa no oferecimento da taxa de desconto, a quantidade de integrantes da mesma. “Entendemos que um salário e meio é uma coisa para uma família com três pessoas, e outra bem diferente para uma com 10 membros”, explica a psicóloga.
Para mais detalhes sobre o serviço propiciado pelo Espaço Conatus, entre em contato com a própria Samira Pires, a partir do (79)98879-9388 (WhatsApp).