Os vereadores de Cícero Dantas (BA) aprovaram por unanimidade, na noite desta terça-feira (14) um projeto de lei de autoria do próprio Poder Legislativo para a concessão do título de cidadão cicerodantense ao Padre Evanilson de Mendonça, que estará deixando a comunidade católica do município ainda nesta semana após oito anos de atuação à frente da Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho. Ele foi transferido a partir de decreto publicado em dezembro de 2022, para a cidade de Adustina, e será substituído pelo Pe. Paulo Menezes de Jesus.
Natural do estado de Alagoas, Evanilson tem 46 anos de idade e é bacharel em Direito e pós-graduado em Teologia. Já aos 16, ingressou no Seminário da Arquidiocese de Maceió, seguindo posteriormente para Paulo Afonso (BA) para o período propedêutico. Em 2005, celebrou a sua primeira cerimônia eucarística, que foi justamente na Igreja Matriz de Cícero Dantas. Deste ano até 2008 exerceu a função de administrador paroquial da Paróquia Sagrada Família, em Paulo Afonso, e depois passou sete anos como padre no município de Abaré (BA).
Na justificativa ao projeto, assinado pela mesa diretora, os parlamentares afirmaram que ao longo de sua trajetória como pároco de Cícero Dantas, o Pe. Evanilson guiou a população local “para uma melhor vida espiritual”, além de ter zelado pela estrutura da Igreja Matriz. O ato de concessão do título cicerodantense será feito em data ainda a ser escolhida pelo parlamento.
Redação de Sertão em Pauta.