Em sessão solene da Câmara Municipal, Cícero Dantas tem história ressaltada por autoridades públicas

Cerimônia aconteceu de modo remoto e em comemoração a aniversário da cidade
camara municipal sessão solene de aniversário
Reprodução/Facebook
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

A Câmara Municipal de Cícero Dantas (BA) realizou na noite desta terça-feira (08) uma sessão solene em comemoração aos 146 anos de sua emancipação política, completados nesta quarta (09). Na cerimônia, que ocorreu de modo remoto, autoridades públicas locais, personalidades e lideranças a nível regional e estadual discursaram sobre a relevância da data e a importância histórica do município para toda a região.

Um dos que teve a oportunidade de fazer uso da palavra na sessão especial, foi o historiador e residente da cidade, André Santana de Oliveira, que falou sobre o processo de formação do município. Fazendo uma abordagem da colonização lusitana do país e do papel da atividade da pecuária no povoamento do interior brasileiro, o professor lembrou que o atual território de Cícero Dantas era utilizado como ponto de descanso por tropeiros que conduziam gado da região do Rio São Francisco à Salvador, o que inicialmente levou à constituição de uma freguesia no local.

“Pela lei provincial nº 1.518 de 9 de julho de 1855 esta freguesia foi elevada à categoria de Vila com o nome de Bom Conselho dos Montes do Boqueirão. E porque que esta data é tão importante? Enquanto freguesia, nós não tínhamos nenhuma autonomia, era lá onde estavam a Câmara de Vereadores, o juiz de paz (…) mas, com a categoria de vila aí sim, nós passamos a ter autonomia. Só a título de curiosidade, a nossa Câmara Municipal foi instalada no dia 28 de março de 1876”, contou o professor André, durante sua exposição.

AGRADECIMENTO

Secretário de Educação, Cultura e Lazer, Felipe Castro discursou pouco depois e dirigiu uma mensagem de gratidão à população em geral. “A mensagem de hoje não apenas de felicitações, mas sobretudo de agradecimento. Isso mesmo, aos nossos antepassados que aqui deixaram as suas marcas, aos nossos agricultores, fazendeiros, comerciantes, trabalhadores formais e informais, pais e mães de família e aos servidores públicos que fazem o nosso município funcionar de modo tão exemplar.” Fazendo um paralelo com uma frase clássica do escritor Euclides da Cunha no livro ‘Os Sertões’, Felipe ainda definiu o cicerodantense como “antes de tudo, um forte”.

Secretário de Educação, Felipe Castro dirigiu um agradecimento a todos os cicerodantenses – Reprodução/Facebook

PARLAMENTARES

Deputado federal natural de Antas (BA), Marcelo Nilo (PSB) destacou a ligação de Cícero Dantas com a sua cidade: “Falar de Cícero Dantas pra mim é fácil, porque eu sou um político votado em mais de 400 municípios, 31 anos como deputado, sete vezes como deputado estadual e atualmente como federal, e Cícero Dantas é sem dúvida nenhuma a minha raiz. Pois quando em nasci, foi praticamente quando Antas se desmembrou, quando Antas passou a ser filho de Cícero Dantas lançando a sua emancipação política, mas nós continuamos a ser dois municípios irmãos.”

Do mesmo partido, o deputado estadual Marcelinho Veiga, pediu a união dos políticos locais em prol do desenvolvimento da cidade e fez menção à figura do Barão de Jeremoabo. “Sou um amante da região Nordeste, eu que tenho a família toda de Itapicuru, então a história de Cícero Dantas, do Barão de Jeremoabo tem um vínculo muito forte com o município de Itapicuru. A história de Cícero Dantas eu já conheço desde pequeno, minha família sempre gostou de falar do saudoso primeiro presidente da Câmara Municipal.”

Já a deputada estadual Fátima Nunes (PT), que inclusive mora em Cícero Dantas parabenizou a população local pela data e disse que o atual momento crítico de pandemia na cidade será superado. “Mesmo neste momento, nesta angústia, nos celebramos em Cícero Dantas esse aniversário com a certeza de que juntos, com união, organização e participação vamos vencer este período tão tenebroso e construir uma terra cada vez melhor em oportunidades, para que os filhos e filhas desta terra tenham o orgulho de viver bem e serem felizes.”

Deputada estadual, Fátima Nunes discursou na parte inicial da sessão – Reprodução/Facebook

MUITA HISTÓRIA

Presidente da Câmara Municipal, Abelardo Júnior (PP), que esteve na condução da cerimônia, também foi um dos que salientaram a riqueza histórica do município. “Parabéns à Nossa Bom Conselho, pelos seus 146 anos. Como eu disse, uma cidade sem história é uma cidade morta. Nossa cidade está viva daqueles ancestrais, daquelas pessoas que puderam contribuir, que passaram em nosso município. Parabéns a todos os ex-gestores, aos ex-vereadores (…) todos contribuíram, é momento de união, de todos buscarem meios de desenvolvimento econômico e social, e também focarem na prevenção e combate ao coronavírus.”

Vereador Abelardo Júnior agradeceu lideranças políticas do passado pela formação e administração de Cícero Dantas – Reprodução/Facebook

VALORIZAÇÃO E REFERÊNCIA

A sessão solene que contou ainda com a participação do prefeito Ricardo Almeida (PP) e do vice Jackson Almeida (PDT), que fizeram uso da tribuna virtual, já na parte final da sessão. “Embora tenha morado fora para estudar, logo que pude voltei à minha casa, Cícero Dantas, e tenho muito orgulho de levar esse nome por todo o Brasil e até fora do país, e dizer que foi com essa mentalidade, que já muitos anos atrás, em 1995 eu voltei a morar aqui, trazendo a a primeira academia de musculação da cidade. E dessa época pra cá, tenho contribuído um pouco com o nosso município, trazendo também no ano de 2003 o primeiro provedor de internet e fui o primeiro presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, que foi inclusive, o pontapé, para entrar na política”, comentou Jackson Almeida, citando também a necessidade de o município buscar manter os seus jovens: “Aqui fiz a minha família, meu patrimônio, grandes amigos, um legado empresarial e político.”

Jackson defendeu a necessidade de se valorizar o município – Reprodução/Facebook

Já Ricardo Almeida, em seu discurso, falou sentir orgulho de fazer parte da história de um município conhecido por sua riqueza histórica e de importantes personalidades. “Quando se fala na história de Cícero Dantas, eu fico bastante emocionado e contente também, tendo em vista que a cidade traz muitas recordações positivas tanto na parte política e econômica, mas também das pessoas que fizeram parte dessa história. Eu me sinto bastante orgulhoso, claro que no bom sentido, em termos de agradecimento, por fazer parte também, na qual hoje estou prefeito, sendo o mais jovem eleito e reeleito da nossa cidade. Até disse no dia de posse do mandato, que nem por isso a responsabilidade seria menor”.

O prefeito Ricardo ainda comentou sobre o desafio de administrar uma cidade, que classificou como referência. “Na idade que tenho hoje, sendo o prefeito reeleito mais jovem da cidade, e administrar uma cidade que é referência na Bahia, sendo o segundo maior eixo rodoviário do estado, perdendo apenas para Feira de Santana (….) então, administrar Cícero Dantas não é tão simples assim, além da questão de responsabilidade, é uma questão de referência e nós devemos manter o patamar de nosso nome sempre acima do que a gente mesmo possa conquistar.”

Ricardo falou em orgulho por ser prefeito de Cicero Dantas – Reprodução/Facebook

Redação de Sertão em Pauta.

ENQUETE

Qual a sua avaliação do Governo Jerônimo Rodrigues, passados cinco meses do seu início?

  • Decepcionante (77%, 34 Votos)
  • Acima das expectativas (11%, 5 Votos)
  • Dentro do esperado (11%, 5 Votos)

Total de Participantes:: 44

Carregando ... Carregando ...

VÍDEOS