Nesta terça-feira (17), que ficou marcada pelo retorno das sessões presenciais na Câmara Municipal de Cícero Dantas (BA) e pela reabertura das galerias ao público, depois das restrições impostas ao longo do período de agravamento da pandemia de Covid-19, diversas autoridades públicas, além dos próprios vereadores se fizeram presentes no Plenário Celerino Venceslau dos Santos.
O chefe do Poder Executivo, o prefeito Ricardo Almeida (PP), o vice, Jackson Almeida (PDT) e diversos secretários municipais, como da Educação, Felipe Castro; da Saúde, Paula Luísa; da Infraestrutura, Paula Paixão; da Segurança Pública, Manoel Messias; e da Juventude, Jefferson Almeida, prestigiaram a sessão que foi a primeira do segundo período legislativo, proporcionando um número de presentes que não se via nas galerias em sessões ordinárias, desde o período pré-pandemia.
PROJETO APROVADO
O prefeito da cidade, foi um dos que discursou na tribuna da casa e de princípio, pediu o apoio dos vereadores na aprovação do projeto de lei nº 429/2021, que autoriza a abertura de crédito adicional especial até o valor de R$ 164 mil para posterior destinação a artistas do município, por meio de auxílio financeiro, com base na lei federal Aldir Blanc – momentos depois, a matéria foi aprovada pelo legislativo por unanimidade (12 votos), quando colocada em votação na ordem do dia.
“Os artistas da nossa terra já estão sem faze shows há praticamente dois anos, estão passando dificuldades, e vocês sabem que a geração de emprego neste momento de pandemia está sendo terrível, e nós da gestão de Cícero Dantas fomos um dos poucos municípios da Bahia que conseguimos esses valores”, comentou Ricardo Almeida, ao tocar no assunto.
COBRANÇA A DEPUTADOS
Na sua fala, o gestor da cidade também fez um pedido voltado a deputados estaduais e federais que são votados por vereadores e outras lideranças políticas de oposição, e que segundo o prefeito Ricardo, não têm destinado emendas para o município, apesar de suas boas votações no período eleitoral: “Vou até citar o nome de alguns. O deputado Marcelo Nilo já foi votado por inúmeras vezes aqui em Cícero Dantas, e sempre bem votado, e eu acho que o deputado, vocês (vereadores da oposição) podem até pressionar um pouco mais para ajudar nossa cidade (…) e assim, como Marcelo Veiga foi votado em Cícero Dantas e até o momento, nada para a cidade. E eu me comprometo, como já disse no início dos trabalhos, que qualquer deputado que trouxer algo, eu divulgarei e até estarei na inauguração com ele. Porque acho que Cícero Dantas está acima de qualquer picuinha política”.
ATRAÇÕES GARANTIDAS
Já na parte final de seu discurso, o prefeito Ricardo Almeida adiantou que os cantores Wesley Safadão e Bell Marques, que haviam sido anunciados em 2019, como atrações para as festividades de agosto de 2020 (da padroeira do município), já estão garantidos para a festa do ano de 2022. “As atrações Bell Marques e Wesley Safadão estão mantidas e já disponibilizaram nova agenda. E inclusive, já temos até as datas deles, posso até antecipar aqui. No dia 12 de agosto, que cairá numa sexta-feira será o Wesley e o Bell Marques, no dia 07 de agosto, na avenida”, anunciou o prefeito.
Redação de Sertão em Pauta.