A segunda sessão do ano de 2022 na Câmara Municipal de Cícero Dantas (BA) foi marcada pela votação de diversas matéria apresentadas pelos próprios parlamentares e também pelo Poder Executivo. As proposições se referem a assuntos variados e vão desde oportunidade de trabalho a educação, passando por homenagens a personalidades notáveis da cidade.
Uma das pautas aprovadas pelo plenário foi o projeto de lei nº 435, de autoria da administração municipal, que visa criar e regulamentar a politica do estágio no âmbito da gestão pública direta e indireta em Cicero Dantas e com isso, proporcionar maiores possibilidades de trabalho a estudantes da educação superior, profissional, do ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, bem como na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
A matéria foi levada à casa parlamentar ainda em dezembro do ano passado, após indicação do vereador Uri da Ilha (PDT) ao prefeito Ricardo Almeida (PP). “Participei junto ao secretário da Educação (Felipe Castro) e ao secretário da Juventude (Jefferson Almeida) da elaboração desse projeto. E além dos jovens serem remunerados, os irá qualificar para o mercado de trabalho”, comentou o pedetista, antes da votação da matéria. A pauta recebeu oito votos favoráveis (da bancada de situação) e cinco contrários (da bancada de oposição).
Como o Sertão em Pauta, já havia adiantado durante a tarde desta própria terça eu seu site, a casa também votou outros dois projetos de iniciativa do vereador Afonso Gonçalves (PDT). O de nº 436, denomina o Ginásio de Esportes do Povoado Juá como Antônio Neri dos Santos, que foi parlamentar do município por três mandatos, e representante da região. A familiah do homenageado, inclusive, se fez presente no plenário.
Já o segundo, propunha uma homenagem a Edson Francisco dos Santos, com a colocação do seu nome no posto satélite da própria comunidade do Juá. Ambas as proposições foram aprovadas por unanimidade.
INDICAÇÃO APROVADA
O vereador Genilson (PSD) ainda protocolou uma matéria na sessão na qual solicita a reforma da Escola Municipal Jorge Geraldo de Oliveira, no Povoado Entroncamento de Caxias, onde segundo o parlamentar, a estrutura encontra-se deteriorada e portanto, necessitando de reparos. Na unidade, que é voltada ao modelo de Ensino de Jovens e Adultos (EJA), as aulas ainda não começaram e também não há energia nem água.
“Foi onde eu comecei a aprender, do pré à 3ª série, que se ensinava no Entroncamento de Caxias. Então, pra mim ver aquela escola estiolando, sem se fazer nada nela, a mim, entristece”, lamentou Genilson.
Redação de Sertão em Pauta.