A sessão ordinária desta terça-feira (02) marcou a história do legislativo de Cícero Dantas (BA). Pela primeira vez, os vereadores da cidade se reuniram para discutir questões do município de forma virtual, a partir da tecnologia de videoconferência.
Os parlamentares se mostraram satisfeitos com a iniciativa inovadora e com a qualidade da transmissão. “Quero agradecer ao nosso servidor da casa legislativa, Naelson Matos, e ao vereador Jackson (Almeida), que ficou disponível nos ajudando. Enfim, é uma sessão histórica, mas ao mesmo tempo foi muito louvável, e graças a Deus aconteceu, com a presença praticamente unânime de todos os vereadores”, disse Abelardo Júnior (PP), presidente da Câmara.
O vereador Nenê de Nedito, líder da oposição na casa, afirmou que a sessão por videoconferência coloca Cícero Dantas em destaque na região: “Quero parabenizar toda a estrutura que a Câmara montou para essa sessão remota, a qual é a primeira na história de Cícero Dantas e de nosso parlamento, que não deixou passar despercebido esse momento tão importante que está vivendo nosso país, nosso estado e nosso município e não ficou aquém de outros municípios que estão promovendo essas sessões virtuais. Acredito que na nossa região, é a segunda cidade, só Ribeira do Pombal tem feito essas transmissões.”
Além da significância da data histórica, os parlamentares votaram em questões importantes para a população do município. Foi aprovada por unanimidade, por exemplo, uma indicação do vereador Zé Domingos (PT) que sugere ao Poder Executivo, a implantação de calçamento em vias públicas – no caso, as ruas Natanael Dias, Travessa Calçadão, Tira Chapéu (vizinho ao colégio Domingos Alexandrino), Alto do Juá (vizinho ao Posto Natuba, na entrada da cidade), Alto da Santa Cruz e Rua No Povoado Serra Grande, ao lado da praça.
De acordo com o parlamentar, que faz parte da bancada de situação, as propostas não irão acarretar grandes custos à administração municipal. “É um projeto que não vai beneficiar o vereador Zé Domingos, mas sim as ruas que realmente estão precisando desse pequeno calçamento. São pequenas ruas e isso até pode ser feito com recursos próprio do município; não terá muitos custos aos cofres públicos municipais e vai dar uma qualidade de vida a esses moradores”, comentou o petista, cuja indicação seguirá agora para o prefeito Ricardo Almeida (PP).
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR A SESSÃO COMPLETA
Também foi acatada por unanimidade pelos parlamentar que participaram da sessão, uma moção de pesar apresentada pela vereadora Aderian de Jesus e subscrita por Nenê de Nedito, em decorrência do falecimento de Marquinho de Agnelo: “Ele foi uma pessoa muito importante na sociedade, que nunca fez mal ao nosso povo. A gente se solidariza com toda a Família Agnelo”, afirmou a parlamentar.
Redação de Sertão em Pauta.