Em primeira sessão do ano, Câmara aprova indicações para obras e prefeito fala sobre relacionamento com oposição

Casa legislativa recebeu não só o prefeito Ricardo (PP), mas também seu vice Jackson Almeida (PDT)
sessão na câmara
Sertão em Pauta
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

A Câmara Municipal de Cícero Dantas (BA) deu início na noite desta terça-feira (02) aos trabalhos parlamentares da legislatura 2021-2024. Com os vereadores eleitos pela população local no mês de novembro de 2020, o plenário contará agora com sete legisladores estreantes na casa, que se fizeram presentes na sessão, também contemplada pelo prefeito Ricardo Almeida (PP), o vice Jackson Almeida (PDT) e integrantes do secretariado municipal.

Apesar de se apenas a primeira sessão do ano, a noite foi marcada pela apresentação de muitas indicações dos vereadores. Estreantes na casa, os vereadores Érico do Juá (PP) e Uri da Ilha (PDT) trouxeram muitas proposições à mesa diretora da Câmara; todas voltadas à área de infraestrutura.

O primeiro apresentou pedidos para a colocação de redutores de velocidade no Povoado São João da Fortaleza e para a construção de uma praça de eventos no Povoado Juá, bem como de um campo de futebol na mesma localidade. Já Uri trouxe indicações para a implantação de um portal de “Boas-vindas” na entrada do Povoado Vila São Pedro e o calçamento da entrada da mesma comunidade.

O vereador Carlinhos foi outro que também apresentou uma indicação para o calçamento da entrada da vila. Ele ainda propôs à prefeitura a lotação de profissionais dentistas nos postos de saúde desta localidade (Vila São Pedro) e do Conjunto Urbis.

Márcio Amaral também protocolou indicações visando ações de infraestrutura no município. Numa delas, ele pede a colocação de redutores de velocidade em frente ao supermercado Bom Jesus, na Rua Benício Tomaz, região onde segundo o edil, já ocorreram acidentes de trânsito. Noutra, o vereador indica ao prefeito o término do calçamento na localidade do Gouveião e a construção de um muro de contenção em frente à Igreja das Freiras.

Sertão em Pauta

O mesmo parlamentar também pediu providências urgentes para o conserto do poço artesiano da região dos Olhos D’águas, cuja população sofre há mais de seis meses com a falta de água, e para a rede de esgoto à céu aberto do Bairro Coréia, que tem causado mal-estar aos residentes desta localidades. Por parte dele ainda foi entregue uma indicação para a recuperação da Rua do Bar do Grilo até a Fazenda de Ronaldo, via deteriorada pela construção de uma rede de esgoto.

O presidente da casa, Abelardo Júnior também apresentou indicações para que se calce as ruas do Campo, Floriano Peixoto (Rua de Carioca) e da entrada do novo colégio do Povoado Caxias. O parlamentar ainda indicou verbalmente o calçamento da rua do Cansanção que dá saída a Caxias.

IMPORTÂNCIA DO MANDATO

Ex-vereador do município e agora vice-prefeito, Jackson Almeida discursou na tribuna da casa e aconselhou os parlamentares a terem ciência do valor de seus mandatos, independentemente de posição política: “Recomendo que usem o mandato de vocês, sabendo exatamente o chapéu que a gente veste. É importante ter noção do que é o mandato, das nossas responsabilidades para que a gente possa fazer as críticas de forma construtiva.”

Ele também falou na ideia de se criar uma ouvidoria municipal, um canal que facilitaria a comunicação da população com o poder público: “Uma gestão só é eficiente quando ela ouve, sabe o problema e o entende, e aí ela passa a resolvê-lo. Então, se existe uma lâmpada queimada, ela só vai ser consertada se chegar a informação na secretaria de Infraestrutura, para que possa ser substituída.”

ABERTO À OPOSIÇÃO

O prefeito Ricardo Almeida falou em seguida e tratou de se colocar à disposição dos vereadores de oposição para receber indicações que porventura, eles venham a apresentar. “As indicações de vossas excelências serão recebidas e teremos respostas se iremos conseguir ou não acatar as devidas solicitações, tendo em vista que cada uma delas, resulta em um valor que será custeado através de recursos próprios, e nós, tendo esta disponibilidade financeira, iremos fazer sim, com toda certeza.”

O mandatário também comentou que os trabalhos no campo organizacional foram muito intensos neste mês de janeiro e que por conta disso, ele precisou dar uma atenção especial à área administrativa da prefeitura: “Eu no mês de janeiro, me reservei um pouco para resolver os problemas administrativo do município. Inclusive, o gestor é o mesmo, porém, o mandato é novo. Senhas mudaram, alguns sistemas tivemos que modificar. Então neste primeiro mês de governo, a gente se baseou na parte administrativa do município para que não ocorresse falhas que provocassem um atraso no pagamento dos servidores, bem como o andamento da máquina pública. A partir de fevereiro, nós iremos focar em alguns compromissos de campanha, como também na continuidade dos nossos trabalhos.”

Sertão em Pauta

APROVAÇÕES

Com o final dos discursos, o presidente Abelardo Júnior colocou todas as indicações em votação no plenário, que por unanimidade decidiu por aprova-las. Agora, as proposições serão encaminhadas ao Poder Executivo do município, que poderá ou não acata-las.

Redação de Sertão em Pauta.

ENQUETE

Qual a sua avaliação do Governo Jerônimo Rodrigues, passados cinco meses do seu início?

  • Decepcionante (77%, 34 Votos)
  • Acima das expectativas (11%, 5 Votos)
  • Dentro do esperado (11%, 5 Votos)

Total de Participantes:: 44

Carregando ... Carregando ...

VÍDEOS