A Câmara Municipal de Cícero Dantas (BA) foi palco na manhã desta segunda-feira (30), de uma audiência pública na qual estiveram presentes parlamentares de cinco municípios do Território do Semiárido Nordeste II e outras autoridades políticas para debater a necessidade de recuperação das rodovias BA-220 e BA-392.
Ao longo da audiência que ocorreu no plenário do legislativo, vereadores das cidades de Antas, Adustina, Cicero Dantas, Fátima e Banzaê se revezaram falando a respeito das dificuldades que são acarretadas pela má condição das duas vias estaduais que conectam várias partes da região.
Entraves para o escoamento da produção agrícola, o deslocamento de pessoas para a resolução de negócios particulares, a atração de investimentos empresariais e também os transtornos sofridos nos períodos chuvosos goram alguns dos problemas mencionados pelos vereadores que trafegam pela BA-220 (conecta Euclides da Cunha ao município de Cícero Dantas, compreendendo as comunidades da Betânia, São João da Fortaleza e Juá) e pela BA-392 (liga Adustina a Antas, passando pelo Distrito de Caxias, pertencente a Cícero Dantas).
Unica deputada estadual presente na audiência, a deputada Fátima Nunes (PT) parabenizou a iniciativa. “É muito importante a presença dos vereadores aqui, eu nem pensava que estariam tantos quanto estão aqui sentados, pois isso revela compromisso e desejo de ver a sua cidade e sua comunidade com o povo tendo mais direitos”, comentou a parlamentar.
A petista também disse que que irá transmitir a pauta ao Governador Rui Costa, do seu partido, para que este tome conhecimento das demandas das populações da região: “Quando eu terminar aqui, eu já mando a carta para ele dizendo que aqui estava presentes vários vereadores e pessoas das comunidades que querem com urgência que o senhor ‘brigue’ (por recursos) com os deputados federais e senadores”.
Um dos entusiastas da reunião, o vereador cicerodantense Zé Domingos (PT) agradeceu a presença dos colegas da região e lembrou que a reforma das vias já foi alvo de protocolos e pedidos feitos de forma individual, que nunca foram respondidos. “O objeto desta audiência hoje é formalizar um documento em conjunto, e nós o encaminharemos ao governador do estado e ao secretário de infraestrutura (Marcus Cavalcante). A proposta é que possamos ter uma audiência com o governo do estado, vamos formar uma comissão”, declarou o vereador, que disse também já estar em contato com deputados federais e estaduais em torno da pauta.
Outro vereador que se fez presente no plenário da Câmara e discursou na tribuna, foi Jackson Almeida do MDB de Cícero Dantas. Para ele, a má estrutura das estradas não só na região, mas em todo o interior do nordeste brasileiro tem provocado o êxodo rural. “Nós vivemos, enquanto nordestinos, um êxodo muito forte, e infelizmente as estradas são um dos motivos pelo qual isso ocorre. As pessoas tem os seus filhos morando nos povoados e não desejam para seus filhos o que tiveram para si. E, às vezes, colocam eles na cidade, vendendo parte do gado e da fazenda para poder comprar uma casa, onde os filhos terão melhor condição de sobrevivência e estudo”, destacou.
Ao Sertão em Pauta, o vereador por Fátima, Almir da Gitirana (PT), falou sobre a importância da restruturação da vidas para o seu município: “Essa audiência facilita a força e a cobrança em relação aos poderes legislativos estarem unidos. O município de Fátima, como os demais, tem prejuízos quanto à malha viária e essa audiência pública com esse conjunto de forças faz com que uma pequena voz de Fátima e da região seja ouvida pelo governador. O progresso parte de uma boa estrada (…) e quando temos essa força de cobrar, junto com os deputados estaduais e federais, os projetos são agilizados”.
Ao final da audiência pública, ficou acordado entre os presentes que um canal de comunicação será ciado entre eles para continuar discutindo o assunto e que serão realizados estudos técnicos que apontem a importância e a viabilidade econômicas das recuperações dos dois trechos.
A partir daí, serão elaborados um documento com detalhes sobre a região e sua malha viária e uma solicitação de reunião ao governador Rui Costa e ao secretário estadual de infraestrutura Marcus Cavalcante. “Hoje foi o pontapé inicial, não vamos nos acomodar, e se for preciso fazer novas audiências públicas nas cidades de vocês, estamos aqui para contribuir”, disse o presidente da Câmara de Cícero Dantas, Abelardo Júnior (PSL), durante a conclusão das atividades.
Redação de Sertão em Pauta.