Membros da 21ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), que atuam no Setor de Operações de Inteligência (SOInt) em parceria com o Sistema de Informações (SI) de Ribeira do Pombal (BA) prenderam dois homens conhecidos como ‘Carlinhos’ e ‘Jhone’, de 22 e 18 anos, respectivamente, momentos antes da dupla executar um assalto a uma loja de celulares de Ribeira do Amparo (BA).
A abordagem policial – realizada na última sexta (31) – antes da ação criminosa da dupla só se deu, por conta de um trabalho conjunto de inteligência do SOInt e do SI de Pombal. Um dos homens que iria participar do assalto, o Jhone, teria no dia anterior, roubado – com o uso de uma arma de fogo – uma motocicleta de modelo CG 125, de cor azul e de placa PP JLN 9551, na cidade de Ribeira do Amparo e logo após, fugido para cidade vizinha (Ribeira do Pombal).
O caso foi informado ao SOInt da 21ª CIPM e à SI de Pombal, que de posse das características físicas do criminoso, foi informado que um homem conhecido como Jhone foi visto conduzindo a moto no bairro Caboré, em Ribeira do Pombal. A partir daí, buscas começaram a ser feitas no intuito de prender o indivíduo e recuperar o veículo, até quando policiais foram informados de que o ladrão iria retornar à cidade de Ribeira do Pombal, na parceria de um segundo homem, cuja identidade não tinha sido comunicada, para realizar o assalto à loja de celulares.
Informados do planejamento da ação, equipes do SOInt e do SI se dirigiram à cidade de Amparo, e com o auxílio do 1º Pelotão da Polícia Militar passaram a fazer diligências para capturar a dupla, que acabou percebendo a operação policial e decidiu empreender fuga em alta velocidade à bordo da moto, que no entanto, colidiu com uma das viaturas policiais.
Após a colisão a dupla foi abordada pelas forças de segurança, que reconheceram o comparsa de Jhone como sendo o Carlinhos, que tinha notória atuação em Ribeira do Pombal e havia acabado de sair da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) de Salvador.
Junto a Carlinhos, a polícia encontrou um revólver de calibre 32, um aparelho celular e uma mochila vazia, onde seriam armazenados os equipamentos roubados. Ambos foram detidos em flagrante, e direcionados à Delegacia de Ribeira do Amparo.
De acordo com informações da 21ª CIPM, os dois são membros de facção criminosa, e o Jhone, junto com outros homens, teria participado de atentado contra o delegado de Ribeira do Pombal e roubos de moto nessa cidade, em Ribeira do Amparo, Cipó, Tucano e outros municípios da região. Também, segundo a polícia, os dois presos informara que estavam planejando para essa segunda (03), um assalto de grandes proporções contra um comerciante.
Redação de Sertão em Pauta, com informações cedidas pela 21ª CIPM.