Dezenas de estudantes do Colégio Estadual Dr. Antônio Carlos Magalhães, situado no município de Jeremoabo (BA), realizaram na manhã desta quinta-feira (30), uma manifestação em defesa do ensino básico e superior e contra o corte de 30% das verbas de instituições federais de ensino, determinado pelo Ministério da Educação.
O ato começou por volta das 7h30 da manhã, com caminhada dos alunos em direção ao colégio entoando palavras de ordem e cânticos. Ao chegarem na unidade de ensino, os manifestantes explicaram aos demais alunos os motivos que os levaram à realização do ato.
Com a exposição, vários outros estudantes se somaram aos que já participavam do protesto. Em seguida, eles voltaram a percorrer as ruas da cidade ao som de cantos; minutos depois voltaram ao colégio onde cantaram o hino nacional e finalizaram o ato.
O estudante Leonardo Almeida, um dos idealizadores da manifestação, disse que os professores e o corpo diretivo da instituição reagiram de forma amigável com os alunos, entendendo o posicionamento deles e ficou satisfeito com a adesão dos colegas. “Eu como idealizador fiquei surpreso com tamanha quantidade de alunos que compareceram, mesmo com o evento, sendo organizado só um dia antes, o que prova que a sociedade está indignada com os cortes na educação, e fomos às ruas para mostrar tamanha indignação”, declarou o jovem.
De acordo com Leonardo, a manifestação também ocorreu em favor dos professores de universidades estaduais da Bahia, que tiveram seus pontos cortados pelo Governo Rui Costa, e do aumento das verbas para as áreas de educação e pesquisa.