As cidades de Jeremoabo e Uauá, situadas na região do Nordeste Baiano estarão, nos próximos dias 06 e 09 de julho, completando mais um ano de sua emancipação política, respectivamente; e as datas foram lebradas por parlamentares na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
Jeremoabo, cuja emancipação completará 94 anos, neste sábado (06) recebeu uma moça de congratulação do deputado estadual Laerte do Vando (PSC), que é natural de Monte Santo, município também situado no nordeste do estado.
FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO DE MUNICÍPIOS DA REGIÃO
Para Laerte, o município tem uma grande importância histórica para o estado, já que devido à sua grande extensão territorial inicial, várias outras cidades surgiram a partir do desmembramento de parte de sua população, formando outros municípios como Ribeira do Pombal, Glória, Cícero Dantas, Monte Santo e Tucano. “Parabenizo os homens e mulheres que lutaram pela independência desse território que é tão importante para o nosso Estado, sobretudo pelo papel que desempenha na economia, por meio da agricultura e pecuária, que tornam o município um dos mais promissores da Bahia”, destacou o parlamentar, no documento.
PAPEL NA GUERRA DE CANUDOS
Já Uauá, que na próxima terça (09) chega ao seu 93º aniversário foi homenageada pelo deputado estadual Robinho (PP), que no documento ressaltou a origem do município: “Em 1896, serviu de acampamento para uma companhia de Infrantaria do exército que iria combater na Guerra de Canudos. Em 1905, depois de ser recuperada dos danos causados pela guerra, tornou-se sede distrital do Município de Monte Santo pela Lei Estadual nº 590, de 8 de julho de 1905”.
O parlamentar ainda lembrou que foi por meio da Lei Estadual nº 1866 de 9 de julho de 1926, que Uauá alçou a condição de município: “Os distritos de Caldeirão e Serra da Canabrava, que eram povoados de Uauá foram criados e anexados ao município pela Lei Estadual nº 628 de 30 de dezembro de 1953”, acrescentou.
Redação de Sertão em Pauta, com informações de Alba.