Presente nas comemorações dos 196 anos da Independência da Bahia, que aconteceram na tarde desta terça (02), no Campo Grande, em Salvador, a deputada estadual Fátima Nunes (PT) declarou à reportagem do Sertão em Pauta que considera as manifestações em torno da data muito importantes.
Para a parlamentar as lutas travadas pelos baianos e demais brasileiros, no início do século XIX pela independência perante os portugueses, se assemelham a ações e iniciativas políticas promovidas na atualidade, contra o atual presidente da República Jair Bolsonaro. “As lutas de ontem, para libertar o Brasil de Portugal, são as mesmas de hoje, para libertar o país do jugo dos Estados Unidos, ao qual, esse presidente eleito por meio de muita fake news, se submete a jogar a nossa nação (…) então, são lutas por liberdade, justiça, democracia, cidadania e felicidade, que é o que mais precisamos”, afirmou Fátima Nunes.
A deputada ainda fez uma associação da data com a prisão do ex-presidente Lula, o que considera ser uma ‘injustiça’. “O maior símbolo que representa a independência do Brasil, as lutas, as conquistas e a liberdade para o seu povo, regrada pelos direitos garantidos nas constituições brasileiras e baianas é o presidente Lula, injustiçado cruelmente por aqueles que tramaram e o perseguem, inclusive com o cárcere, como mostram revelações que vieram à tona nas últimas semanas”, completou a parlamentar estadual.