A deputada estadual Fátima Nunes (PT) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia uma indicação direcionada o Poder Executivo, na qual solicita a construção de uma Casa da Cultura no município de Canudos, no nordeste do estado. Na visão da parlamentar, o espaço fomentaria ações culturais entre a população local e teria como foco especial, pessoas em condição socioeconômica vulnerável.
Na proposição, Fátima Nunes ressaltou a vocação histórica e cultural do município, onde para ela, aconteceu um dos movimentos revolucionários mais marcantes da história brasileira, se referindo, assim, à formação da aldeia rural de mais de 20 mil moradores liderados por Antônio Conselheiro e ao enfrentamento, por estes, às tropas do Exército Brasileiro, incomodado com o movimento de caráter messiânico e anti-república.
A parlamentar acredita que o equipamento contribuiria para a preservação da história de Canudos e citou estudos realizados acerca do povo da cidade, além das “batalhas por melhores condições de vida, pela garantia de pertencimento a um lugar, e o espírito comunitário de um povo altruísta que acreditava num amanhã melhor”.
“Muitas vidas foram dizimadas. Mulheres, crianças, idosos e homens feitos se uniram em nome do ideal maior. A fé nunca faltou para o povo que aqui viveu. É desse povo que a gente quer preservar as memórias”, argumentou a petista, que considera a construção do local como ideal para estimular o sentimento de pertencer à localidade tão rica em histórias.
Redação de Sertão em Pauta, com informações da Alba.