A deputada estadual Fátima Nunes (PT) protocolou uma indicação na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) solicitando ao Governador do eestado Rui Costa, do seu partido, a recuperação estrutural das barragens do Quati e de Rompe Gibão, situadas no município de Pedro Alexandro, no Nordeste Baiano.
As duas barragens romperam no último dia 11 de julho, por conta das fortes chuvas que atingiram essa parte do estado. De acordo com a parlamentar, é preciso uma intervenção imediata do governo estadual nessas duas estruturas. “A barragem localizada no povoado Quati, que faz divisa com o município de Coronel João Sá, e a barragem Rompe Gibão romperam e causaram sérios prejuízos e inúmeros transtornos à população local e de regiões circunvizinhas”, afirma a deputada.
Na indicação, Fátima Nunes menciona que as barragens possuíam uma representatividade muito grande para a população local, principalmente, no aspecto econômico: “Eram utilizadas para a pesca e armazenamento de água salobra, além de fornecer água para alguns assentamentos, como é o caso da barragem de pequeno porte Rompe Gibão”.
Redação de Sertão em Pauta, com informações de AL-BA.