Os municípios de Cícero Dantas, Euclides da Cunha, Ribeira do Pombal e Tucano, situados no Nordeste da Bahia, registraram neste sábado (20) e na sexta-feira (19) novos casos positivos da Covid-19, conforme comunicaram as respectivas prefeituras por meio de boletins epidemiológicos.
Em Cícero Dantas, uma mulher de 23 anos, contactante de um caso positivo, apresentou resultado positivo para a doença após ser submetida a teste rápido, apesar de estar assintomática. Com esse caso que atualiza o boletim deste sábado, a cidade chega a 14 registros da doença; até o momento, há também a confirmação de um óbito e de duas pessoas curadas.
Na vizinha Euclides da Cunha dois novos casos reagentes foram detectados nesta sexta e dizem respeito a um idoso que estava internado no Hospital Municipal e que foi transferido para UPA (Unidade de Pronto Atendimento), onde aguarda regulação. O resultado foi obtido a partir de teste rápido e levou os seus contatos a passarem a ser identificados e monitorados por profissionais de saúde. A cidade conta com 15 casos confirmados, sete recuperados e uma vítima fatal.
Em Ribeira do Pombal, município do Semiárido Nordeste II com mais registros positivos (51 até este sábado), uma jovem de 23 anos descobriu ter sido infectado pelo coronavírus após fazer um teste rápido em uma clínica privada. Segundo nota da prefeitura, ela trabalha em um estabelecimento que teve as atividades suspensas após um de seus funcionários ter mantido contato intradomiciliar com uma pessoa diagnosticada com Covid-19.
A mulher não possui doenças prévias, apresenta apenas sintomas leves, segue estável e sendo monitorada pela equipe de Vigilância Epidemiológica local. De todas as pessoas detectadas com Covid-19 no município, 27 já estão curadas. uma porém, acabou indo a óbito.
Já na cidade de Tucano, um novo caso nesta sexta-feira, levou o boletim local a contabilizar 14 registros positivos. Este último também foi descoberto por uma mulher, de 31 anos de idade, que decidiu fazer o teste rápido em uma clínica particular, depois de passar por uma bateria de exames.
Segundo a prefeitura, ela reside no Jorrinho e não manifestou sintomas. A Vigilância Epidemiológica já atua no caso e estabeleceu seu isolamento domiciliar, que deve ocorrer pelas próximas semanas. Dos casos da cidade, nove foram registrados por testes rápidos e cinco por RT-PCR.
Redação de Sertão em Pauta.