Deputados estaduais estiveram reunidos nesta quarta-feira (20) na Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) em Salvador, para discutir em audiência pública a criação de uma área de proteção da Bacia do Itapicuru e de outras questões referentes a preservação ambiental e recursos hídricos.
Trazido para o evento pelos deputados Aderbal Caldas (PP) e Marcelo Veiga (PSB), o tema do atual panorama do Rio Itapicuru recebeu destaque durante a audiência, em especial no que se refere à sua intermitência em alguns pontos. “Essa situação é consequência da ação da ocupação desordenada, causando impactos na bacia hidrográfica dos rios e dos seus afluentes, através das atividades de desmatamento das matas ciliares, queimadas, práticas agrícolas perniciosas, e atividades extrativistas agressivas causando alteração na topografia, erosão das margens e assoreamento”, comentou Aderbal.
A Bacia do Rio Itapicuru banha 55 municípios do nordeste e do centro-norte baiano alcançando cerca de 1,3 milhão de moradores e sendo fundamental para atividades na área da mineração, da agricultura de subsistência e da pecuária tradicional.
Ao final da audiência, foi levantado o encaminhamento de criação de uma área de proteção da Bacia de Itapicuru e também a necessidade de reestruturação dos órgãos ambientais do estado, como o Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos).
Presente na reunião, a deputada Fátima Nunes (PT) disse por meio de suas redes sociais, que irá entrar em contato com o Governador Rui Costa (PT) para passar os objetos da discussão na Alba: “Levaremos ao nosso governador Rui Costa todas as demandas apresentadas e temos plena certeza que as providências serão atendidas”.
Também marcaram presença na audiência o gerente da unidade socioambiental da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento), Tiago Iroshi; o presidente da Câmara de Vereadores de Itapicuru, Valter Jorge; o coordenador de Recursos Hídricos do Inema, Bruno Jardim da Silva; o coordenador estadual da Reserva de Biosfera da Caatinga, Carlos Romero; e Paulo César D Ávila, representante da Câmara Técnica de Projetos do Comitê de Itapicuru.
Redação de Sertão em Pauta, com informações de Agência Alba.