Os municípios de Cícero Dantas, Fátima e Ribeira do Pombal, no nordeste da Bahia, alcançaram nesta segunda-feira (22) o recorde negativo do maior registro de contaminações por Covid-19 em um só dia. Juntas, as cidades confirmaram 24 casos positivos, conforme comunicam seus respectivos boletins epidemiológicos.
Em Cícero Dantas, que até ontem possuía 14 registros positivos da doença, seis novos casos foram confirmados. Destes, quatros se referes a pacientes do sexo feminino de 31, 33, 18 e 11 anos (todas assintomáticas) e dois a homens: um de 66 anos, também assintomático e contactante de caso positivo, e outro de 32 anos, que manifestou sintomas e diz desconhecer como poderia ter sido contaminado.
Em Fátima, que foi uma das últimas cidades da região a confirmar testes positivos para a doença, diagnosticou o coronavírus em quatro pessoas nesta segunda. Entre os pacientes há uma mulher de 40 anos, contactante de caso positivo, que não possui comorbidades e está assintomática; outra mulher, 22, que chegou recentemente de São Paulo e também não apresenta sintomatologia ou doenças comprometedoras.
Os demais casos são referentes a dois homens, um de 20 e outro de 37 anos, oriundos do estado de São Paulo, que da mesma forma, não manifestaram sintomas e não possuem comorbidades. Todos se encontram em isolamento, segundo comunicado da Secretaria Municipal de Saúde, que no mesmo, informa ainda que o paciente mais jovem se mantém junto a uma pessoa que testou negativo para a Covid-19.
Já em Ribeira do Pombal, cidade do Semiárido Nordeste II, com mais casos positivos atá aqui, 14 novas confirmações foram obtidas. Destas, quatro se referem a idosos, e que do total quatro também possuem doenças pré-existentes. De acordo com nota da Secretaria de Saúde local, todos os novos pacientes estão em isolamento domiciliar e sendo monitorados.
Redação de Sertão em Pauta.