Moradores e pessoas que trabalham em estabelecimentos na Rua Edgar Santos, mais conhecida em Cícero Dantas (BA), como Rua do Hospital, por nela estar situado o Hospital Municipal Luís Eduardo Magalhães, não estão satisfeitos com as condições de infraestrutura da via, com vários pontos com buracos e com imperfeições, que prejudicam o aspecto do local e o tráfego de veículos.
Em ida à rua, na manhã desta quarta-feira (04), a reportagem do Sertão em Pauta conversou sobre os problemas de pavimentação na via pública com a população da região, que reclamou também da falta de redutores de velocidade nas proximidades do hospital.
Paulo Miguel* (nome fictício, já que entrevistado não quis se identificar) , que passava pela rua durante a realização da reportagem disse que a presença dos buracos na via já dura cerca de um ano, porém, para ele o mais preocupante é a falta de redutores de velocidade. “Os carros e motos passam em alta velocidade, ainda não houve um acidente, mas falta pouco pro primeiro. Tem que colocar um quebra-mola aqui, até por causa do hospital”, afirma Paulo.
A necessidade de redutores é corroborada por Willian Andrade, que trabalha há cinco meses em um estabelecimento de ensino de idiomas situado na rua Edgar Santos e vizinho ao hospital. “Desde o início do ano, esses buracos estão na via, e inclusive, a situação ficou agravada depois que foram inciadas as obras no hospital, e veículos pesados têm passado com material, e danificado mais a pista”, conta.
Para Milton Beto, no entanto, esse não é um inconveniente recente de meses ou anos, mas sim de décadas. Proprietário de uma estofaria, ele é morador da rua há cerca de 30 anos e diz que o problema dos buracos é constante: “Já há uns 20 anos, a situação é essa. Às vezes, um buraco é tapado, mas logo surgem outros; nessa travessa (Travessa Edgar Santos) aqui do lado, é terrível (…) de tão grandes que são, não são buracos e sim crateras”.
A reportagem do Sertão em Pauta entrou em contato com o secretário municipal de Infraestrutura de Cícero Dantas, Washington Andrade, para obter esclarecimentos a respeito das condições da via. Por telefone, o gestor alegou que a pouca quantidade de trabalhadores à sua disposição, acaba inviabilizando o recapeamento de pontos que necessitam de reparos.
“No momento, estamos concentrados nos trabalhos do Calçadão. Já fizemos a recuperação da rede de esgoto, e agora estamos atuando nos canteiros, para em seguida, recuperarmos a pavimentação das vias do Calçadão. Só depois, é que iremos tanto para a rua do hospital como também para as proximidades da Escola Deputado Cícero Dantas”, explicou o secretário Washington, dando um prazo de três semanas, “se tudo correr bem”, para a conclusão dos serviços no Calçadão.
Confira, a seguir, outras fotos da Rua Edgar Santos: