O município de Cícero Dantas (BA) apresentou números de médio risco para infestação do mosquito transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika vírus no Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegpyti (LIRAa), teste realizado em domicílios da cidade, durante os dias 14 e 16 de junho de 2021.
Segundo publicação feita nas redes sociais da prefeitura, foram verificados os resultados do Índice de Infestação Predial (IPP) e do Índice de Breteau (IB). A primeira estatística mede a quantidade de residências (a cada 100) em que se constatou a presença de larvas do mosquitos; já a segunda se refere ao número de recipientes contendo as larvas, também por cada 100 imóveis.
Em Cícero Dantas, o levantamento apontou índices de 2,38% para ambas estatísticas, e apesar de a publicação da prefeitura classificar os números obtidos na cidade como de baixo risco, a medida do Ministério da Saúde indica que os resultados são de médio risco ou de alerta, o que acontece quando os valores ficam entre 1% e 3,9%. Caso fossem de baixo risco, eles deveriam ficar na faixa de até 0,9%; já o alto risco de disseminação do mosquito Aedes aegpyti é verificado em situações a partir de 4%.
A prefeitura afirma na postagem que esse resultado foi atingido graças às ações e mobilizações realizadas pela secretaria municipal de saúde, com a intensificação das atividades dos agentes de combate a endemias (ACE’s) casa a casa.
Sertão em Pauta.