Representada pelo prefeito Ricardo Almeida e os secretários municipais Felipe Castro (Educação), Josefa Almeida (Assistência Social) e Paula Luísa (Saúde), a cidade de Cícero Dantas (BA) aderiu nesta terça-feira, 03, ao Selo UNICEF.
O movimento da administração municipal junto ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) leva Cícero Dantas a se comprometer em seguir uma metodologia proposta pela organização e diz respeito até a integração das políticas públicas e a concepção de desenvolvimento intersetorial para avançar na garantia dos direitos de meninos e meninas.
Além de Cícero Dantas, outros 2.310 municípios de 18 estados brasileiros estão habilitados a aderir de forma espontânea ao Selo UNICEF 2021-2024 até o dia 08 de agosto. A sua metodologia, segundo a prefeitura, inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
AÇÕES E MONITORAMENTO
Durante quatro anos, as gestões municipais participam de capacitações, recebem bibliografia e suporte técnico da equipe do UNICEF e parceiros, desenvolvem um plano de ação, mobilizam a comunidade local para participar das decisões, acompanham a evolução de indicadores sociais e são monitorado. Inclusive, ao final do quadriênio, o UNICEF avalia o avanço de cada um dos municípios participantes e anuncia os certificados.
Redação de Sertão em Pauta, com informações de Ascom/Cícero Dantas.