A cidade de Canudos, situada na região Nordeste do estado, teve situação de emergência reconhecida pelo governo baiano em decreto publicado no último dia 20 de dezembro no DOE (Diário Oficial do Estado). A publicação homologa o decreto nº 668 da prefeitura local, datado de 16 de novembro, e que concede esse status às áreas comprovadamente afetadas pela seca.
Segundo o governo da Bahia, o reconhecimento da condição de emergência se baseia em informações prestadas pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil – SUDEC e nos efeitos gerados pela estiagem nas atividades econômicas da cidade, que têm afetado a população local. A validade da decisão é de 180 dias e retroage à data da publicação municipal.
SÓ MAIS UMA
No final de setembro, o governo estadual já havia estabelecido situação de emergência para 140 municípios da Bahia, por conta dos graves prejuízos gerados pela seca, às atividades locais. Dentre as localidades inclusas neste decreto, que também tem validade de 180 dias, estão Euclides da Cunha, Juazeiro, Jeremoabo e Cícero Dantas. Recentemente, as cidade de Itapicuru e Uauá também foram inseridas nesta condição, em função dos mesmos motivos.