A Câmara Municipal de Cícero Dantas (BA) aprovou por unanimidade na sessão remota desta terça-feira (25) diferentes indicações protocoladas na mesa diretora ou feitas de modo verbal, solicitando serviços de infraestrutura em localidades do município. Além disso, moções de aplausos e de pesar também foram apresentadas e acatadas pelos vereadores na sessão, a 16ª da atual legislatura.
O Bairro Mangueira, por exemplo, foi objeto de duas indicações dos vereadores Nenê de Nedito e Gabriel de Nininho, do PSD. Em uma delas, os parlamentares requisitam ao Poder Executivo a construção de um desvio do córrego de escoamento das águas fluviais e da rede de esgoto na Rua Nova, do Bairro Mangueira, mais especificamente ao fundo do Restaurante de Dona Raimunda.
Na justificativa, os mesmos afirmam que a intervenção no local é necessária, pois para os moradores da rua o sofrimento tem sido grande com o escoamento a céu aberto da rede de esgoto e das águas fluviais, que passa pela via, ocasionando dentre outros desconfortos, mau cheiro e o acúmulo de insetos. Os parlamentares sugerem que com o desvio, o escoamento possa ser direcionado às margens da BR-110.
Para a mesma rua, Nenê e Gabriel também solicitam da prefeitura a construção de calçamento. De acordo com eles, o escoamento de águas acima mencionado provoca lamaçais e buracos na via, comprometendo o fluxo de pedestres e veículos. “É uma rua pequena, que dá aproximadamente 60 metros de comprimento, por quatro de largura. Essas águas que vem do Mangueira descem pela frente das casas, e praticamente, as famílias ficam ilhadas.”
Já o vereador Genilson (PSD) protocolou uma indicação para a instalação de dois postes de iluminação no Povoado Lagoa do Ouricuri, o que segundo o parlamentar, é uma reivindicação dos moradores da comunidade, que sentem insegurança e desconforto com a situação.
MAIS CALÇAMENTO
Quem também apresentou uma indicação na sessão desta terça foi o vereador Carlinhos (PP). De modo verbal, ele fez um pedido para o calçamento de duas ruas na localidade do Alto da Formiga: “Hoje eu estive ali no Alto da Formiga e um deficiente visual, o Senhor Zetinho me pediu para que fizéssemos o calçamento na rua dele. São duas ruazinhas, essa que sobe Supermercado Brenda (…) ele diz que quando está chovendo, para sair da casa dele é um transtorno, além de escorregar muito, é deficiente visual e tem dificuldade para sair.”
MOÇÕES APROVADAS
Já quanto às moções que foram aprovadas pela casa legislativa, uma delas é de autoria do presidente da Câmara Abelardo Júnior (PP), e dirigida à família do Sr. José Antônio de Santana, do Entroncamento de Caxias. Ele era filho do “saudoso Seu Nezo”, que veio a óbito recentemente, e nas palavras do vereador, contribuiu muito com o seu trabalho para a comunidade. Genilson também apresentou uma moção em homenagem aos familiares de José Antônio e do Sr. Augusto Crescense, este último “marido e pai de duas filhas e um dos moradores mais antigos do Povoado Caxias, onde residia há 90 anos.”
Mais uma vez de forma conjunta os vereador Nenê de Nedito e Gabriel de Nininho ainda apresentaram uma moção de aplausos à enfermeira Renata Mirami Santana de Araújo, que exerceu a função no Hospital Municipal Luiz Eduardo Magalhães na linha de frente de combate ao novo coronavírus. A homenagem de ambos foi estendida a toda equipe da unidade hospitalar. A mesma profissional também foi parabenizada em moção do vereador João Guilherme (PDT).
Redação de Sertão em Pauta.