A quarta sessão ordinária do ano de 2021 na Câmara Municipal de Cícero Dantas (BA), ocorrida por videoconferência, foi marcada pela apresentação e aprovação de diversas proposições de vereadores do legislativo local.
Como aconteceu nas sessões anteriores até aqui, quase todos os parlamentares trouxeram indicações que visam atender demandas de comunidades rurais e da sede do município na área de infraestrutura.
A vereadora Alexandra Alves (PP), por exemplo, protocolou na mesa diretora um pedido para que o Executivo implante redutores de velocidade na Rua Antônio Pires de Almeida em função do fluxo de veículos em alta velocidade na pista, e a reforma estrutural das praças do Povoado Betânia, cuja população necessita de uma área de lazer para a realização de eventos e outras festividades.
Já o parlamentar Genilson (PSD) apresentou quatro novas indicações na casa: restauração das estradas principais que ligam às localidades do Cansanção, Serra Grande e Caxias; a instalação de lombadas na Avenida Jorge Geraldo de Oliveira; e providências urgentes para o abastecimento de hídrico da comunidade Lagoa Grande, onde moradores vêm sofrendo há 11 meses pela falta de água potável. O vereador ainda propôs uma moção de pesar à família de João Francisco dos Santos (João Ambrósio), que veio a falecer internado em Salvador (BA), no dia 13 de fevereiro, em decorrência de complicações da Covid-19.
Uri da Ilha, do PDT, também colocou uma indicação para leitura no pequeno expediente da casa. Ela se refere à construção de redutores de velocidade na Rua João Ferreira Lima, onde segundo a sua justificativa, veículos trafegam em alta velocidade, pondo em risco a vida da população local. O Povoado Vila São Pedro foi para onde ele direcionou uma segunda indicação, que tem como objeto a edificação de uma Praça de Eventos em frente à Igreja Católica da comunidade.
Por sua vez, Érico do Juá (PP) solicitou ao prefeito Ricardo Almeida, do seu partido, a limpeza imediata da fossa do Povoado Juá e a construção de um novo sumidouro na região, explicando que a estrutura atual é pequena e antiga, e por isso, não suporta mais a demanda local, transbordando quantidade excessiva de água.
Quem também trouxe novas indicações foi o parlamentar Guilherme de Weldon (PDT), que pediu ao Poder Executivo a disponibilização de uma vez por mês, de um carro para o transporte de pessoas que queiram doar sangue para o centro do Hemoba (Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia), no Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal, cidade vizinha. O mesmo também sugeriu o calçamento em paralelepípedos da Rua do Cemitério, no Distrito de Trindade.
Seu colega de partido, o vereador Afonso protocolou uma indicação propondo melhorias nas estradas vicinais que interligam o Povoado Rodeador via fazendas Quixaba e Salvador até a BA-220, além de reparos nas vias entre o Rodeador e Campinas de Castro e o Povoado Major, deste último até a Fazenda Capitão, e da Lagoa do Osso até a BA-220, já na divisa com o município de Euclides da Cunha (BA). Verbalmente, ele também pediu providências para a falta de profissional médico no PSF de São João da Fortaleza.
O já veterano Wilson da Betânia (PP), durante o uso da palavra na sessão, apresentou verbalmente três indicações: a construção de uma praça de eventos em Campinas de Castro, o calçamento e a implantação da rede de esgoto da mesma comunidade; a conclusão da obra do Cemitério da Betânia; e a fixação de um ponto de ônibus na entrada da Fazenda Rancho, para quem precisa se deslocar à sede do município.
Todas as matérias apresentadas foram colocadas em votação na parte final e aprovadas por unanimidade pela casa legislativa. Agora, elas seguem para o gabinete do prefeito, para serem ou não acatadas.
Redação de Sertão em Pauta.