Como fez no mês passado, com a campanha “Outubro Rosa“, de combate ao câncer de mama e de útero, a Câmara de Cícero Dantas decidiu manifestar seu apoio ao “Novembro Azul”, movimento de alcance internacional que busca reforçar, no penúltimo mês do ano, a importância de ações de prevenção e de diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Na manhã desta terça-feira (05), a casa legislativa recebeu Silvânio Florenço Souza, morador de Cícero Dantas, e que é portador do câncer de próstata. Na oportunidade, ele conversou com os vereadores Abelardo Júnior (PSL) e Nenê de Nedito (PRB), e com funcionários da Câmara, chamando a atenção para este problema que muitas vezes é desprezado pelo público masculino, que também não deixa de ver nele , um tabu.
No Brasil, esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás, somente do câncer de pele não-melanoma. E segundo o Ministério da Saúde, só em 2018, há estimativas de que tenham surgido 68.220 casos da doença e de que ela tenha causado 14 mil mortes no mesmo período.
Com a visita de Seu Silvânio, a recepção da Câmara foi devidamente decorada com a temática do “Novembro Azul”, para lembrar o público masculino frequentador da importância de cuidados constantes com o próprio corpo.
Redação de Sertão em Pauta.