Câmara de Cícero Dantas discute projeto “Vereador Jovem”

Treze estudantes do Colégio Municipal Monsenhor Galvão devem ser escolhidos para participar da iniciativa e poderão apresentar projeto de lei à Câmara
Sertão em Pauta
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Nesta terça-feira (15), em sessão ordinária, a Câmara Municipal de Cícero Dantas discutiu a possibilidade de apresentação de um projeto de lei que institui o Programa “Jovem Vereador”, cujos participantes serão estudantes do Colégio Municipal Monsenhor Galvão, instituição voltada ao ensino fundamental, do 6º ao 9º ano.

Além da presença dos vereadores, estiveram na Câmara, a diretora da unidade escolar Renata Maria, além de professores e alunos da mesma. A ideia tem como objetivo contribuir para a formação cidadã plena dos estudantes, por meio da consciência de si e do seu contexto; combater atos de indisciplina e violência no âmbito escolar e social, por meio de acesso a oportunidades diferenciadas; e subsidiar a construção de novas práticas pedagógicas e políticas.

Durante a sessão, a diretora do colégio Renata Maria teve a oportunidade falar sobre a importância do projeto. “Os nossos alunos estão cotidianamente adquirindo novos conhecimentos, e para que de fato, eles passem a ser apropriados e elevem o potencial de nossos alunos, precisam ser vivenciados, e essa parceria com a Câmara vai colocar os estudantes à frente de uma grande oportunidade, de estarem aqui debatendo ideias, refletindo sobre problemas, fazendo defesa oral e escrevendo”, comentou a diretora.

Ainda de acordo com Renata Maria o próximo passo em relação ao projeto é estabelecer diálogo com a Câmara para a discussão dos moldes de implantação da iniciativa. “Aguardamos, agora, a Câmara nos convocar para que possamos contribuir com ideias acerca desta construção, e uma das vozes mais importantes é a dos estudantes, porque eles serão os verdadeiros beneficiários desse projeto”, concluiu.

Um dos entusiastas da ideia, o presidente da Câmara Municipal Abelardo Junior elogiou a iniciativa do colégio e adiantou que formará uma comissão para discutir o assunto. “A casa legislativa parabeniza você (Diretora Renata Maria) por essa iniciativa, e formará sim, uma comissão, e consequentemente, iremos analisar esses trabalhos, pois a Câmara tem esse papel essencial na formação dos cidadãos”.

Quem também comentou sobre o projeto foi o vereador Jackson Almeida (MDB), que chegou a propor a disponibilização de um dos seus salários como parlamentar para ser usado como premiação na iniciativa. “Se vocês me permitirem, eu disponibilizo um dos meus salários para bonificar essas pessoas, ou essa pessoa, que chegar a vencer. Vocês avaliem isso com muita calma e cuidado para não estragar o projeto, mas eu tenho pra mim, que o empenho vai ser maior, e como será o primeiro ano, acho que tem que ser com ‘chave de ouro’.

O projeto “Jovem Vereador” prevê um concurso de redações entre os estudantes do Colégio Monsenhor Galvão e a posterior escolha dos treze melhores textos, cujos autores receberão o título de “jovens vereadores”, e terão direito à participação em seminários e à a apresentação de um projeto de lei à Câmara.

ENQUETE

Qual a sua avaliação do Governo Jerônimo Rodrigues, passados cinco meses do seu início?

  • Decepcionante (77%, 34 Votos)
  • Acima das expectativas (11%, 5 Votos)
  • Dentro do esperado (11%, 5 Votos)

Total de Participantes:: 44

Carregando ... Carregando ...

VÍDEOS