Câmara aprova projeto para intérprete de libras nas sessões e Talita Leila pede reforma da concha acústica

Reprodução/Arquivo Pessoal
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

A Câmara Municipal de Cícero Dantas (BA) aprovou na noite desta terça-feira (01), em segunda e última votação, o projeto de resolução apresentado pela vereadora Talita Leila (PSD), que prevê a obrigatoriedade da presença de intérprete ou de tradutor de Libras em todas as sessões do parlamento local. A pauta já vinha tramitando na casa há praticamente um mês e meio e havia passado por primeira votação na semana passada.

Baseando-se nas Leis federais nº 10.436/2002 e 13.146/2025 e no decreto nº 5.626/2005, a parlamentar argumenta que a disponibilização de um profissional asseguraria o direito de comunicação das pessoas com deficiência auditiva, promovendo a inclusão desta comunidade nas discussões políticas do município. Com sua aprovação, a proposição será agora, promulgada pelo Poder Legislativo.

EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA CULTURA

Talita Leila, que esteve presente na sessão, e pôde votar a favor do seu projeto, também apresentou duas indicações ao Executivo municipal direcionadas para as áreas de educação, cultura e lazer. Na pauta de nº 10, a vereadora pede ao prefeito Vinícius do São José (PP) uma série de serviços voltados à modernização e adequação da Concha Acústica; entre eles, a reforma da estrutura existente, a instalação de sistemas de iluminação e de som fixo, construção de infraestrutura de apoio e criação de um plano de manutenção preventiva e corretiva para os equipamentos.

A vereadora acredita que tal iniciativa por parte da gestão municipal, contribuiria para a valorização do patrimônio cultural e histórico, a ampliação do acesso à Cultura e ao Lazer, o desenvolvimento do Turismo e da Economia local, o estímulo à produção cultural e a melhora da qualidade dos eventos.

Já na sua segunda indicação (de número 11), o pleito é encaminhado à secretária municipal de Educação, Maria Gardênia Vieira de Andrade. Talita solicita que a pasta implante um programa “de jogos de tabuleiro nas escolas, criando espaços dedicados aos jogos, assim como a aquisição de jogos de tabuleiro adequados a cada faixa etária e objetivo pedagógico”. Na perspectiva da vereadora, a medida “contribuirá significativamente para a formação integral dos alunos, preparando-os para os desafios do futuro e promovendo um ambiente escolar mais positivo e acolhedor”.

CALENDÁRIO DO MUNICÍPIO

Quem também apresentou pautas no segmento do incentivo ao Lazer, foi o vereador Sérgio Castro (PV). Seguindo o ritmo de trabalho que tem empreendido neste início de mandato, o parlamentar protocolou o PL nº 523/2025, que institui a criação da Corrida de Rua dos Montes do Boqueirão e a sua inserção no calendário cultural e esportivo do município. Segundo o autor, o evento favoreceria a promoção da saúde e do bem estar da população local e o nascimento do turismo esportivo na cidade.

Já no PL nº 524/2025, Sérgio Castro sugere a criação do Dia do Fisiculturista e também, a sua inclusão no calendário oficial cicerodantense. Enaltecendo a carreira de Uellington Calazans, atleta da modalidade que é morador da cidade e campeão de diversos torneios a nível estadual, regional, nacional e internacional, o vereador afirma que a proposição tem o propósito de incentivar a prática da musculação e do treinamento físico como ferramenta de disciplina esportiva. Ambas as pautas, serão direcionadas às comissões parlamentares da câmara, que por sua vez, emitirão pareceres em torno do teor das matérias.

Redação de Sertão em Pauta.

ENQUETE

Qual a sua avaliação do Governo Jerônimo Rodrigues, passados cinco meses do seu início?

  • Decepcionante (77%, 34 Votos)
  • Acima das expectativas (11%, 5 Votos)
  • Dentro do esperado (11%, 5 Votos)

Total de Participantes:: 44

Carregando ... Carregando ...

VÍDEOS