Os doze vereadores presentes na sessão desta terça-feira (17) na Câmara Municipal de Cícero Dantas (BA), aprovaram em votação nominal o projeto de lei e iniciativa do presidente da casa parlamentar, Abelardo Júnior, que dispõe sobre a mundança de nome da Rua da III Travessa Oito de Julho para José Aleixo dos Santos.
A matéria foi entregue pelo vereador com a apresentação de uma justificativa com informações biográficas do homenageado, que o próprio Abelardo fez questão de ler durante o pequeno expediente da sessão, como forma de apresentar o pleito aos colegas, e explica-los quanto à motivação da alteração.
O parlamentar relatou, inclusive, que a ideia surgiu após um contato com residentes da via pública: “O pessoal daquela rua nos procurou aqui e peço a compreensão dos nobres vereadores (….) já que não tem uma nomenclatura está apenas como Travessa Oito de Julho.” A modificação está em consonância com a Constituição Federal, Estadual e Lei Orgânica do Município
QUEM FOI
José Aleixo dos Santos, nasceu no dia 08 de abril de 1927 na comunidade Faleira. Filho de João Aleixo de Basto e Vicença Maria de Oliveira, ele trabalhou sua infância inteira no campo, vindo depois a ser ajudante de pedreiro. Na vida adulta se tornou pedreiro e construiu várias casas na sede de Cícero Dantas e também na zona rural. Ele foi o primeiro morador da Rua III Travessa Oito de Julho, junto com sua mulher e seus filhos. Nessa mesma rua, construiu mais duas casas de vizinhos. Faleceu nesse mesmo endereço, aos 84 anos no dia 28 de setembro de 2010.
Redação de Sertão em Pauta.