MATÉRIA ATUALIZADA ÀS 12H
Na sessão desta terça-feira (18) da Câmara Municipal de Cícero Dantas (BA), mais uma vez ocorrida de modo remoto, em decorrência das restrições provocadas pela pandemia da Covid-19, os vereadores presentes apresentaram e aprovaram uma série de indicações voltadas a atender demandas de infraestrutura de moradores da sede e de povoados; todas por unanimidade.
Vice-presidente do Poder Legislativo, o vereador Márcio Amaral (PP) apresentou uma solicitação para que a prefeitura instale com urgência, redutores de velocidade na Avenida Antônio Carlos Magalhães, mais precisamente em frente ao Armarinho da Eliane. Segundo o parlamentar, acidentes já aconteceram no trecho, e pessoas que residem nas redondezas sofrem com o risco de alguma colisão, devido à velocidade com que veículos são conduzidos na via.
Por sua vez, o vereador Genilson (PSD) indicou ao Poder Executivo a remoção de lixo na Escola Domingos Alexandrino de Souza, no Bairro Tira Chapéu. Em sua justificativa, ele aponta que o material acumulado atrai animais vetores de doenças e microrganismos, que aumenta a chance de acometimento por doenças, pela população local a exemplo das enfermidades transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti – no caso, dengue, zika e chikungunya.
O mesmo parlamentar pediu ainda, em uma segunda indicação, que sejam colocadas placas de identificação nos povoados do município, o que na sua visão facilitaria o processo de entrega de correspondências e no acesso a serviços em geral.
Já os vereadores Nenê de Nedito e Gabriel de Nininho, também do PSD, protocolaram em conjunto três indicações. Numa delas, ambos requisitam a implantação de postos de iluminação com lâmpadas de LED na ladeira que liga a Rua da Casa de Oração à Rua do Alto da Bela Vista. Os parlamentares pedem também a instalação desse tipo de lâmpada nas praças Raimundo Borges de Santana (Praça do Fórum) e Abelardo Vieira de Andrade (Praça da Igreja). Na justificativa da proposta, é argumentado que a substituição do sistema de iluminação nos espaços de convivência propiciaria a economia de energia elétrica, o seu embelezamento, e uma melhor visibilidade para transeuntes.
Para a mesma ladeira, Nenê e Gabriel também solicitam o seu calçamento. De acordo com os vereadores, a obra é um antigo sonho dos moradores do Alto da Bela Vista, pois a referida via é o caminho mais próximo até o centro da cidade, e durante períodos chuvosos, ela fica “totalmente intransitável tanto para veículos como para pedestres”.
MOÇÕES
A Câmara também aprovou de forma unânime duas moções de pesar e uma de aplausos na sessão desta terça (18). Uma delas, de iniciativa dos vereadores Nenê e Guilherme de Weldon (PDT), é direcionada a familiares da Sa. Maria Augusta das Neves, mais conhecida como Professora Maria Augusta de João Neves, em virtude de seu falecimento, ocorrido no último sábado (15). Maria Augusta era uma “pessoa de notório conhecimento da sociedade cicerodantense.” Inclusive, em forma de homenagem, a Câmara aprovou uma indicação para que um dos compartimentos da sede da Secretaria Municipal de Educação venha a receber o seu nome.
Presidente da casa legislativa, Abelardo Júnior (PP) apresentou de modo verbal uma moção de pesar pelo falecimento do vereador sitio-quitense Ni do Planalto. “Um legislador, um colega da gente, que veio a óbito aos 51 anos de idade por complicações da Covid-19. Também irei colocar esta moção em nome da casa, dos treze vereadores que compõem este poder. Estamos nos solidarizando a um colega que veio a óbito de forma repentina por um mal que está deixando famílias sem seus entes queridos.”
O próprio Abelardo ainda colocou ao longo da sessão, uma moção verbal de aplausos voltada aos representantes do SineBahia, que estão presentes no município nesta semana para oferecer uma série de serviços à população local como emissão de RGs, orientações para o trabalho e cadastro em portal de emprego.
Já a moção de aplausos foi apresentada em nome de todos os parlamentares, a partir de iniciativa do vereador Nenê, em virtude dos 31 anos da Rádio Regional, completados nesta segunda-feira (17).
Redação de Sertão em Pauta