A Câmara Municipal de Cícero Dantas (BA) aprovou por unanimidade uma indicação de autoria conjunta dos vereadores Nenê de Nedito e Gabriel de Nininho, do PSD em que é proposto ao Poder Executivo, a partir da Secretaria Municipal de Saúde, a construção de um prédio próprio para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Zé de Isaac na área da antiga garagem da prefeitura.
Funcionando desde a sua fundação em sedes alugadas, o seu deslocamento para o ponto indicado, no centro da principal avenida da cidade, proporcionaria, de acordo com vereadores, um melhor acesso aos usuários e seus familiares, além de um espaço mais adequado para o seu funcionamento. Ainda segundo a justificativa de ambos, deve ser atribuição das autoridades políticas do município valorizar o trabalho do órgão, para assim contribuir no fortalecimento do modelo de atenção psicossocial focado no indivíduo com todas as suas particularidades.
O CAPS ainda recebeu uma homenagem do vereador e presidente do Poder Legislativo, Abelardo Júnior (PP), que de modo verbal, apresentou uma moção de aplausos pelo trabalho desenvolvido pela instituição na cidade. “A gente sabe que não e fácil trabalhar com saúde mental, e eles brilhantemente vem fazendo esse trabalho, assim como também ocorrias nas gestões passadas. A gente nunca ouviu falar em reclamação do CAPS Zé de Isaac”, afirmou o parlamentar.
ATENÇÃO À GCM
Uma indicação do mesmo vereador também foi direcionada à Secretaria Municipal de Saúde. Abelardo Júnior requer, a pedido do corregedor da Guarda Civil Municipal (GCM), Sandro Alves de Santana, a disponibilização de psicológicos para a realização de atendimentos mensais aos integrantes da corporação.
A solicitação é feita levando em consideração o alto índice de estresse aos profissionais da GCM em função de suas atividades diárias, os transtornos físicos e emocionais originados do exercício da função e números do cenário nacional que apontam um alto índice de suicídio, entre as forças policiais, inclusive no âmbito dos guardas civis. A proposição de Abelardo também foi acatada por unanimidade.
LOA E PLANO PLURIANUAL
Além das indicações, foi registrado na Câmara Municipal, o envio por parte da Prefeitura, das propostas de Lei Orçamentária Anual (LOA) do exercício financeiro de 2022 e do Plano Plurianual (PPA) para o período 2022-2025. As matérias seguirão agora para as comissões da casa.
Redação de Sertão em Pauta.