Beber água gelada faz mal para a saúde da garganta?

Dr. Vicente Monteiro responde às principais dúvidas relacionadas aos hábitos e cuidados com a garganta
beber água gelada faz mal à garganta?
Foto: Reprodução/ Mundo Boa Forma
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Olá, estamos estreando nesta quarta-feira, o novo espaço do site Sertão em Pauta, o “É Mito ou Verdade”, fruto de uma parceria com a Clínica Seclin, a partir da qual, profissionais médicos qualificados desse que é um dos mais importantes centros clínicos da região, irão tirar dúvidas das mais frequentes sobre variados assuntos relacionados à saúde.

No artigo de estreia, o otorrinolaringologista Vicente Monteiro, membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia, vai responder questionamentos que volta e meia costumamos ouvir a respeito de cuidados com a nossa garganta, e que geralmente ficam sem uma resposta confiável.

Será que deveríamos evitar de uma vez por todas, beber água gelada, ou isso é um exagero? E oscilações repentinas de temperatura, podem mesmo gerar incômodo à garganta? Esses e outros questionamentos, você terá respondidos, a partir de agora na coluna “É Mito ou Verdade”. Confira a seguir!

Sertão em Pauta – (S.P.): Doutor Vicente, é verdade que beber água gelada faz mal à garganta, em qualquer condição?

NÃO É BEM ASSIM

Vicente Monteiro – (V.M.): Muitas pessoas já ouviram falar que beber água gelada causa dor de garganta ou que adoecem, caso abusem da bebida muito gelada.

Na verdade, o que acontece com a água gelada é que ela causa uma paralisia dos cílios da mucosa, que são uma proteção da garganta e do nariz. Sem essa proteção, muitas pessoas ficam mais vulneráveis a desenvolverem uma infecção de garganta ou mesmo de piorarem quando já se encontram com um quadro de dor de garganta.

Nesse caso, não é proibido beber água gelada, mas ter cuidado ao consumir o líquido muito gelado, principalmente para aquelas pessoas que tem uma tendência a adoecer sempre que tomam o líquido gelado! De qualquer forma, o consumo de água é fundamental e imprescindível para uma vida saudável.

(S.P.): Sair de um local quente e entrar em seguida em um espaço frio, pode provocar dor de garganta?

VERDADE

(V.M.): Mudanças bruscas de temperatura prejudicam a mucosa respiratória e a imunidade das pessoas, o que facilita o ataque de vírus e bactérias. A exposição a ambientes com ar condicionado muito forte é outro fator prejudicial à saúde.

Novamente, isso ocorre porque a garganta tem cílios que funcionam como defesa do organismo e, quando a temperatura cai bruscamente, o movimento desses cílios diminui e a defesa do organismo fica enfraquecida.

(S.P.): Gritar e falar alto com frequência pode ser prejudicial a nossa voz?

Freepik – Foto ilustrativa

VERDADE

(V.M.): A voz humana é produzida na laringe, um tubo que fica no pescoço. Dentro desse tubo, temos duas dobras de músculos e mucosa, chamadas popularmente de “cordas vocais”. Qualquer dificuldade na produção da voz pode ser considerada um problema de voz, como rouquidão, cansaço ao falar, voz fina ou grossa demais, fraca ou forte demais. Algumas situações como falar alto demais ou gritar são tidas como desencadeantes dos problemas que afetam a voz.

Como as pregas vocais são formadas por músculos e mucosa, o ato de gritar, força essas estruturas causando danos que podem ser permanentes ou passageiros. Portanto para cuidar bem de sua voz evite falar alto e procure não gritar. Procure falar sem fazer força e abra bem a boca para articular as palavras.

Também beba água regularmente, evite pigarrear, gritar e falar muito em ambientes ruidosos, competindo com o barulho. Limite o álcool e, se fumar, procure um programa para interromper o tabagismo. Remédios caseiros para melhorar a voz geralmente não dão resultados e podem irritar sua garganta.

(S.P): O uso de mel ou própolis pode ser bom para aliviar a garganta que esteja inflamada?

VERDADE

O mel tem propriedade mucolítica, ou seja, isso significa que ele “quebra” o muco das vias respiratórias e ajuda na expectoração. Em pessoas com dor de garganta, a formação de catarro provoca tosse, o que agrava a dor e a inflamação.

Além disso, o mel é considerado um anti-inflamatório poderoso. Ele carrega uma enzima chamada glicose-oxidase, que forma pequenas quantidades de peróxido de hidrogênio (potente antiséptico) no açúcar do alimento. Isso proporciona ao mel a capacidade de inibir inflamações e de reconstruir novos tecidos na região da garganta.

O própolis é outro anti-inflamatório importante, comumente comercializado junto ao mel. Atualmente, é utilizado como potente agente que melhora a imunidade do organismo. Pode ser utilizado em conjunto com o mel ou mesmo separado na forma de gotas. Existem, inclusive, preparações com álcool (extrato de própolis alcoólico) ou com água, indicadas para as crianças.

Vale lembrar, porém, que o uso do mel não é indicado para as crianças de até um ano de idade, portanto, antes de usar essas medicações, mesmo que naturais, procure seu médico para uma avaliação e indicação do uso dessas substâncias!

Bem esclarecedor, esse nosso bate papo com o Dr. Vicente, não foi? Acredito que agora você vai passar a ter mais cuidado com a sua garganta, onde é produzido o seu mais importante instrumento de comunicação, a sua voz.

Ah, e na próxima semana estaremos aqui novamente, trazendo um novo assunto, que faz parte do nosso imaginário popular, quando falamos de saúde. Até lá!

Vicente Monteiro é graduado desde 2011, pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), fez residencia médica em Otorrinolaringologia no Hospital Agamenon Magalhães na cidade do Recife. É membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e professor de Medicina da UNIVASF, no campus Paulo Afonso/BA. Atualmente, Dr. Vicente atende na Clínica Seclin, situada na Avenida ACM, 447, em Cícero Dantas. Além disso, ele realiza de exames otorrinolaringológicos com aparelhos de ultima geração e cirurgias de ouvido, nariz e garganta nas melhores clínicas de Paulo Afonso e região.

ENQUETE

Qual a sua avaliação do Governo Jerônimo Rodrigues, passados cinco meses do seu início?

  • Decepcionante (77%, 34 Votos)
  • Acima das expectativas (11%, 5 Votos)
  • Dentro do esperado (11%, 5 Votos)

Total de Participantes:: 44

Carregando ... Carregando ...

VÍDEOS