Um relatório da Agência Nacional de águas (ANA) do ano de 2016 classifica a barragem do Riacho Lagoa Grande, no município de Pedro Alexandre (BA) – e que teria rompido por conta das fortes chuvas – na “categoria de alto risco”.
Segundo o documento, a barragem que fica no Distrito Quati, tem sete metros e paredes de terra. Ainda de acordo com o órgão, a estrutura pertence à Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e a responsabilidade de fiscalizar é do Governo da Bahia, por meio do Inema-BA (Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos).
Até o momento, aproximadamente 350 famílias em Coronel João Sá foram retiradas das suas casas pelos risco que os avanços das águas representam. Em Pedro Alexandre, o prefeito Pedro Gomes Filho decretou situação de emergência e calamidade pública.
GOVERNO DO ESTADO NEGA ROMPIMENTO
O governador do estado Rui Costa (PT) estará na manhã desta sexta-feira (12), nas cidades baianas de Pedro Alexandre e Coronel João Sá, antes de participar da inauguração de policlínica em Paulo Afonso. Por meio de nota à imprensa, o governo estadual negou que a estrutura da barragem tenha rompido, mas que transbordou em função da intensidade das chuvas.
O texto também menciona que o governo estadual está oferecendo o suporte necessário à população e aos órgãos locais para amenizar a situação: “Já foram enviados para a região efetivos do Corpo de Bombeiros, técnicos da Defesa Civil Estadual, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema)”.