Preocupados com a onda de acidentes de trânsito que têm ocorrido ao longo deste mês de fevereiro no trecho da BR-110, que dá acesso ao município de Cícero Dantas (BA) – sentido Ribeira do Pombal (BA) – vereadores cicerodantenses apresentaram na sessão desta terça-feira (11) no parlamento municipal algumas indicações com o propósito de que o Poder Executivo local empreenda ações voltadas a garantir mais segurança aos condutores de veículos que trafegam pela extensão.
A bancada de oposição, por exemplo, capitaneada pelo vereador Genilson (PSD), protocolou duas matérias direcionadas à prefeitura, para a realização de serviços de infraestrutura. Na de nº 001, o bloco pede ao prefeito Vinícius do São José (PP) que viabilize junto à Superintendência Estadual da Bahia do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a revitalização da pavimentação asfáltica da BR-110, no trecho da rotatória que dá acesso à entrada de Cícero Dantas, nas proximidades do Motel D’lírios.
Na justificativa, os parlamentares argumentam que a via “encontra-se totalmente degradada/esburacada, com a presença de relevo irregular que ocasiona danos aos veículos automotivos e faz com que os(as) motoristas, irresponsavelmente, prefiram adentrar à cidade desviando da rotatória obrigatória, entrando de maneira abrupta e colocando em risco as suas vidas e de outras pessoas.”
Já na pauta de nº 002, o mesmo grupo requisita para o trecho referido acima, a análise técnica quanto à possível instalação de redutores de velocidade. Os vereadores consideram que a área é “muito perigosa para os motoristas, sendo comum ocorrerem colisões e acidentes, de modo que ultimamente tem ceifado várias vidas de nossos munícipes e de pessoas que trafegam por esta via.” As duas mortes ocorridas nos últimos finais de semana foram lembradas pelos parlamentares, além de outras sucedidas nos últimos anos, e associadas à alta velocidade. Eles também lembraram que a via é utilizada por moradores que costumam caminhar ou correr recreativamente.
REUNIÃO COM REPRESENTANTE DO DNIT
Vereador pelo PP e vice-presidente da Câmara, Abelardo Júnior também se manifestou a respeito do problema ainda durante o expediente e apresentou de modo verbal uma indicação para que o Legislativo convide o superintendente estadual do DNIT, Roberto Alcântara a participar de uma reunião com os parlamentares com o intuito de discutir a situação e estudar medidas direcionadas a propiciar mais segurança no trecho, como a colocação da própria estrutura dos redutores de velocidade.
LÍDERES DOS PARTIDOS
A sessão desta terça contou ainda com a oficialização das nomeações de liderança em três partidos que compõem a bancada de Situação. No PP, por exemplo, que conta com seis parlamentes, o líder será o vereador Rogério. Por sua vez, no PC do B e no PV, que possuem apenas um vereador cada, a liderança ficará com o Professor André Santana e Sérgio Castro, respectivamente.