O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, comunicou por meio de seu perfil no Twitter, que foi registrado na manhã desta sexta-feira (06), o primeiro caso de Coronavírus no estado. A pessoa infectada pelo COVID-19, nome oficial da gripe, é uma mulher de 34 anos, residente na cidade de Feira de Santana e que retornou da Itália no último dia 25 de fevereiro.
De acordo com o secretário, a mulher passou por um primeiro atendimento em um hospital particular de Salvador, onde foram coletadas amostras de sangue, que em seguida foram enviadas para a sede da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro (RJ), que por sua vez, confirmou o diagnóstico nesta sexta.
No comunicado, Fábio Vilas-Boas faz questão de ressaltar, a infecção foi importada, ou seja, a paciente foi contaminada ainda durante a viagem pela Europa e só veio a apresentar sintomas após desembarcar em território brasileiro.
O secretário afirmou ainda que a mulher “encontra-se em casa, na cidade de Feira de Santana, assintomática, com orientação de permanecer em isolamento, adotando as medidas de precaução de contato. O monitoramento é realizado pelo CIEVS/BA (Centro de Informações Estatísticas em Vigilância em Saúde) e Sec. Municipal de Saúde” e que “Todas as medidas de contenção para garantir que não houvesse a contaminação de outras pessoas foram e estão sendo tomadas”.
Redação de Sertão em Pauta.