Uma auditoria realizada pela Controladoria Geral da União (CGU), após provocação do Ministério Público Federal (MPF), constatou um prejuízo de R$ 187.281,52 na construção de seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) na cidade de Cícero Dantas (BA). A informação é do Portal BNews.
De acordo com o relatório feito pelo órgão controlador, o prejuízo é decorrente de sobrepreço na aquisição de materiais de construção e de direcionamento dos processos licitatórios, realizados pela prefeitura da cidade em 2014, e vencidos pela LF Construções e Serviços Ltda.
Esta empresa, ainda segundo a CGU, não possuía estrutura física, nem funcionários e equipamentos compatíveis com os objetos adjudicados a ela pela prefeitura, que forneceu seus funcionários para a execução das obras, cujo valor investido foi de R$ 2.203.200,00, provenientes do Governo Federal.
No documento, os técnicos também mencionam a constatação de casos de superfaturamento, em que foram feitos pagamentos sem a correspondente prestação dos serviços pela empresa contratada, e que em maio de 2017 três unidades de saúde ainda não estavam em funcionamento e possuíam problemas de ordem estrutural como infiltrações de umidade em paredes, pisos cerâmicos de baixa qualidade, e ausência de portão de segurança, com risco de acidente por afogamento em reservatórios de água subterrâneos.
Com informações de BNews.