Após dois adiamentos, Câmara de Cícero Dantas reprova contas do ex-prefeito Helânio Calazans

Além de Helânio, o ex-prefeito Weldon, também do grupo político dos Jacus, já teve contas de exercício financeiro reprovadas, em 2019
projetos aprovados na câmara
Sertão em Pauta
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Após ter sido adiada por duas oportunidades em função de falta de quórum, a votação da prestação de contas, referente ao exercício financeiro de 2016, do ex-prefeito Helânio Calazans, finalmente ocorreu na Câmara Municipal de Cícero Dantas (BA).

A prestação de contas do ex-prefeito, pertencente ao grupo dos Jacus, foi rejeitada pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA), que encaminhou um parecer prévio para o legislativo de Cícero Dantas dar o veredito a respeito do assunto.

O processo foi direcionado às Comissões de Finanças, Orçamento, Contas, Obras e Serviços Públicos e de Fiscalização (presididas pelos vereadores Carlinhos e Márcio Amaral), que analisaram o documento do tribunal e emitiram pareceres conjuntos, também opinando pela rejeição das contas, embora os vereadores Nenê de Nedito e Eugênia de Evangelista tenham emitido voto em separado, em favor das contas.

Dos dez vereadores presentes na casa, cinco se posicionaram pela aprovação das contas do ex-mandatário da cidade, quatro foram contrários à sua prestação de contas e um dos votos no julgamento foi pela abstenção (confira os votos de cada parlamentar, mais abaixo).

No parecer do TCM, o conselheiro Fernando Vita, relator do processo na Corte de Contas aponta como irregularidades cometidas pelo prefeito, o descumprimento de obrigações constitucionais nas áreas da saúde e educação e o não recolhimento de multa ou outro gravame imposto pelo Tribunal.

Neste ano, o ex-prefeito Weldon, do mesmo grupo político de Helânio, já havia tido suas contas reprovadas (do exercício de 2011) pela casa legislativa, o que o tornou inelegível pelo período de oito anos. Essa é a segunda vez que Helânio Calazans tem as suas contas rejeitadas pela Câmara; o exercício financeiro de 2015 também já foi desaprovado.

CONFIRA COMO VOTOU CADA UM DOS DEZ PARLAMENTARES PRESENTES NA SESSÃO

A favor da aprovação da prestação de contas: Nenê de Nedito, Rogério, Wilson, Nininho de Nedito e Sinelson.

Contra a aprovação da prestação de contas: Abelardo Júnior, Carlinhos, Márcio Amaral e Zé Domingos.

Abstenção: Aderian de Jesus.

OBS: Eram necessários nove votos a favor do ex-prefeito, para a aprovação da sua prestação de contas.

ENQUETE

Qual a sua avaliação do Governo Jerônimo Rodrigues, passados cinco meses do seu início?

  • Decepcionante (77%, 34 Votos)
  • Acima das expectativas (11%, 5 Votos)
  • Dentro do esperado (11%, 5 Votos)

Total de Participantes:: 44

Carregando ... Carregando ...

VÍDEOS