Após o acidente de trânsito que culminou com a morte de um homem atropelado por um automóvel na noite do último sábado (03) no trecho da BA-220 que liga a sede de Cícero Dantas ao bairro Cavunza, a Câmara de Vereadores da cidade aprovou uma indicação que pede ao Poder Executivo local a implantação de redutores de velocidade na via, situada em perímetro urbano, além da colocação de postes de iluminação pública.
A proposição, de autoria do vereador petista Zé Domingos, foi apresentada durante o pequeno expediente da sessão desta terça-feira e aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes na sessão remota. Segundo o parlamentar, após a pavimentação do trecho, ocorrida recentemente, a via tem se demonstrado perigosa por não oferecer espaço para o trânsito de pedestres. Ele também defende que a implantação de iluminação no local proporcionaria melhores condições de visibilidade e mais segurança à via.
A vereadora Alexandra de Zé Nilson (PP) também protocolou na casa legislativa uma indicação que vai no mesmo sentido ao propor que seja resolvido o problema de iluminação entre o Bairro Duque de Caxias e a Cavunza, mesmo trecho mencionado por Zé Domingos.
MAIS INDICAÇÕES
A sessão contou também com a apresentação de outras proposições à prefeitura do município, como a do vereador Afonso (PDT), que de forma verbal solicitou em caráter de urgência o conserto do sistema de abastecimento de água da comunidade de Itaparica do Gama e região, que fica situado no Povoado Betânia.
Genilson, do PSD, por sua vez, indicou de modo verbal a reorganização dos espaços de feira livre do município. Em discurso na tribuna virtual, o parlamentar falou que foi procurado por cidadão que se queixaram a ele de barracas montadas por comerciantes em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Conselho. Na sua visão, as estruturas têm comprometido o trânsito local e prejudicado a valorização do principal cartão postal da cidade. Além disso, para ele, a colocação de barracas neste ponto da cidade configura um situação de desequilíbrio na concorrência, já que elas estão situadas numa região central.
“A gente não sabe onde é a feira de Cícero Dantas, se é ali no açougue, se é perto do Bittencourt, em todos os lugares tem barraca. Começaram (a equipe de Segurança Pública Municipal) e depois desleixaram, deixaram as barracas por conta de qualquer um, onde quiserem colocar, colocam. Então, por exemplo, quem sai lucrando mais? Quem está próximo à Igreja, às vezes a gente passa e não está nem querendo comprar, mas o que os veem, o coração não sente. As pessoas que estão lá embaixo no estão lucrando tanto quanto aqueles”, comentou o vereador Genilson.
Já Uri da Ilha (PDT) propôs uma indicação para a pavimentação da Rua Caixa D’água, no Povoado Vila São Pedro. Na justificativa, o parlamentar aponta a urgência do serviço e diz que a rua está deteriorada e que a situação tem se agravado ainda mais com o período de inverno, gerando dificuldade de tráfego aos moradores, seja com veículos ou a pé.
Ainda no bloco de indicações, o vereador Guilherme de Weldon (PDT) reiterou uma indicação verbal proposta para um ação de faxinaço no Povoado Trindade, proposta por ele em sessão passada. Nas ruas da localidade, de acordo com o pedetista, é grande a quantidade de entulhos, o que tem incomodado moradores.
MOÇÕES DE PESAR
Também foram apresentadas na Câmara duas moções de pesar. Uma, de autoria de Abelardo Júnior e Márcio Amaral, do PP, presidente e vice do legislativo (respectivamente) e da diretora geral da casa, Naiara Silva Pires, em que manifestam sentimentos de solidariedade a Rodrigo Pinto Castro e Pricila Rafaela Oliveira Silva, pelo falecimento de sua filha, Olívia Oliveira Castro, ocorrido no último dia 25 de março, fato este que “sensibilizou todo o povo de Cícero Dantas, causando profunda comoção e pesar”.
A outra moção é de iniciativa de Zé Domingos, e direcionada aos familiares e amigos da vítima fatal do acidente na BA-220 (já citado nesta matéria), que foi identificado como André Costa dos Santos. Tanto as indicações como as moções pesar foram colocadas em votação e aprovadas por unanimidade pelos parlamentares.
Redação de Sertão em Pauta.