As prefeituras de Adustina e Uauá, cidades localizadas no Nordeste da Bahia, comunicaram, neste sábado (21), que foram registrados os primeiros casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, nos municípios.
Na cidade de Adustina, a suspeita recaiu sobre uma mulher residente do Povoado Sítio da Conceição, que apresentou sintomas semelhantes a um quadro de covid-19, como febre, tosse seca e dificuldade respiratória leve. De acordo com nota de esclarecimento da prefeitura da cidade, a paciente possui histórico de contato com outra pessoa sintomática e que veio de um estado onde já haviam sido confirmados casos de coronavírus.
Ainda segundo o comunicado, uma equipe de Saúde da Família se dirigiu à residência da mulher, onde avaliou seu estado de saúde e realizou a coleta de material, que foi encaminhado ao Laboratório de Saúde Central (Lacen), em Salvador, onde será feita a análise, que costuma ser divulgada 48 horas depois, embora a demanda pela unidade tenha aumentado nos últimos dias, e isso pode desencadear uma maior demora a para a conclusão do teste. A paciente e seus familiares se encontram em isolamento domiciliar, conforme estabelece a orientação de protocolo.
Já em Uauá, o número de casos suspeitos é de três e se referem a um homem de 42 anos, sua esposa e seu filho. Ele foi o primeiro a ter o caso notificado, após dar entrada no Hospital Dr. Jair Braga com um quadro de febre, tosse e garganta inflamada, e informar que esteve nos últimos dias em Feira de Santana, cidade com o segundo maior número de registros na Bahia.
Depois de passar por avaliação e ser submetido a coleta de material, o indivíduo foi colocado em quarentena. Dois dias após esse episódio, sua companheira e seu filho apresentaram os mesmo sintomas e foram visitados por profissionais de saúde, que realizaram os mesmos procedimentos e lhes submeteram à condição de isolamento. Todos os três estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde, que aguarda a divulgação dos exames, pelo Lacen.
Redação de Sertão em Pauta.