O ofício encaminhado na última sexta-feira (07) pela Secretaria Municipal de Administração e Finanças (SEMAF) ao SINDICID – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cicero Dantas – comunicando o desconto de 5% no pagamento do adicional por tempo de serviço daqueles servidores com mais de 24 anos de atuação na administração pública voltou a repercutir nesta terça-feira (11).
Uma Assembleia Extraordinária, convocada em regime de urgência pelo SINDICID para discutir o comunicado emitido pela gestão pública, fez com que o auditório do sindicato não comportasse o número de 300 servidores que compareceram à sede, interessados em acompanhar as deliberações em torno do assunto.
Presidente da organização sindical, Ambrósio Gama se mostrou surpreso com a quantidade de servidores presentes na assembleia. “Não esperávamos esse número de servidores, pois a chuva impediu os servidores da zona rural a comparecer e a assembleia só foi convocada praticamente com 24 horas de antecedência. Então, o servidor atendeu à convocação do sindicato, onde discutimos a real situação dos triênios, do adicional por tempo de serviço e o recurso que foi impetrado. Inclusive, contamos com a presença do advogado Gomes, que foi quem impetrou a apelação no Tribunal de Justiça e explicou o que foi alegado na mesma.”, detalhou o sindicalista.
Ainda de acordo com Ambrósio, a assembleia deliberou por aguardar até o final do mês pela sucessão de novos fatos e medidas em torno de negociações entre o sindicato e a administração municipal. “Se houver cortes referente aos triênios e não houver avanços nas negociações, o sindicato irá convocar os servidores novamente, e aí, sim, poderá tomar outras medidas que os servidores acharem que devem ser tomadas”, declarou Ambrósio.
O presidente do SINDICID também se fez presente na noite de ontem na Câmara Municipal onde em discurso na tribuna voltou a tratar do assunto. Ambrósio, inclusive, chegou a ouvir do presidente da casa legislativa Abelardo Junior (PSL) que uma reunião fora realizada durante a tarde entre os vereadores da situação e o prefeito Ricardo Almeida (PP) com o objetivo de discutir uma saída negociada e satisfatória entre as partes envolvidas no impasse e que novos encontros devem ser realizados em breve com este intuito.
Perguntado pela reportagem do Sertão em Pauta se acredita que as futuras reuniões mencionadas pelo presidente da Câmara podem proporcionar uma saída consensual com a administração, Ambrósio afirmou: “Temos como base a negociação, gostamos muito de negociar; às vezes, uma negociação é mais benéfica para o servidor do que uma briga. Então, esperamos realmente que isso aconteça, e o sindicato está aqui para, em prol do servidor, sentar e negociar a qualquer momento”.