À convite do secretário municipal de Educação de Cícero Dantas (BA), Felipe Castro, o presidente do SINDCID – sindicato dos servidores públicos locais – Ambrósio Gama visitou na manhã desta sexta-feira (07) as obras e reforma, modernização e ampliação do Colégio Municipal Monsenhor Galvão, principal unidade escolar da cidade.
O Sertão em Pauta acompanhou a visita, que satisfez o sindicalista, por conta das modificações estruturais que estão sendo implementadas na escola, fundada em 1961. Dentre as alterações, se destacam a construção de uma sala para o setor administrativo, que inclusive receberá pais e responsáveis para resolução de conflitos; salas para psicopedagoga e psicóloga; reforma das entradas; ampliação do número de salas de aula para 15; remodelação do pátio, climatização de ambientes, transformação da antiga diretoria em auditório e criação de sala para reuniões entre os professores (confira as fotos ao fim da matéria).
“NOVO AMBIENTE”
Ao nosso site, Ambrósio elogiou a obra e disse que ela irá favorecer o trabalho dos professores da rede municipal. “Com essa reforma, os servidores que estão envolvidos no processo pedagógico irão trabalhar muito mais motivados, e quem também vai sair ganhando é o aluno, com um ambiente mais climatizado, o Colégio Municipal com essa reforma se tornará um novo ambiente”, comentou o presidente do SINDCID.
Ambrósio também fez questão de ressaltar, que nos próximos meses o SINDCID vai voltar a realizar as atividades de acompanhamento do projeto Sindicato na Base, que avalia as condições de trabalho dos funcionários públicos cicerodantenses: “Existem outras demandas (de professores de outras unidades) e nos próximos dois meses estaremos retornando. e esperamos que outras secretarias do município sigam o exemplo e venham a fazer reformas que há a necessidade de se fazer, algumas até em caráter de urgência”.
MAIS CONFORTO
O secretário Felipe comentou que as obras visam trazer mais comodidade aos alunos e professores e lembrou que há previsão de obras em outras escolas. “Nós temos uma média de 1.200 alunos e mais de 150 funcionários (no Monsenhor Galvão), então hoje a gente construiu salas de aula, espaços pedagógicos, administrativos e de lazer, além de ofertar para cada ambiente ar-condicionados por conta do problema crônico do calor no verão, do qual os ventiladores não davam conta. Acreditamos que quando ofertamos locais mais adequados, a aprendizagem também ganha; e todas escolas passarão por reformas. Já temos Itaparica do Gama, está em andamento Rodeador e Trindade, e as demais todas passarão por pintura, reparos e instalação elétrica”, relatou o gestor.
Quem também acompanhou a visita do SINDCID foi o diretor do colégio, o Professor Almir, para quem a reforma atende a um pedido dos docentes: “Não tenho palavras, é uma cobrança dos professores há muito tempo. Hoje, nós temos dois ar-condicionados em cada sala. A minha satisfação é imensa, como filho dessa escola não tem como a gente agradecer a esse bem maior”.
A partir da próxima semana, a escola já deve começar a receber professores por conta da jornada pedagógica; já as aulas se iniciam no dia 17 de fevereiro. A previsão segundo Felipe Castro, é que a obra, orçada em cerca de R$ 300 mil, seja concluída no final do mês e de que as atividades educacionais não sejam comprometidas, pois o andamento da recuperação das salas está adiantado – já o anexo do Monsenhor também passará por uma reforma e se tornará um centro interdisciplinar com salas de vídeo, laboratório e biblioteca.
Ainda de acordo com o secretário, o município deve receber em breve aproximadamento R$ 1 milhão e 300 mil derivados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que serão investidos na compra de mobiliário para a rede municipal de educação. Os recursos estariam sendo liberados a partir de uma decisão da Justiça Federal de Paulo Afonso.
Redação de Sertão em Pauta.